quarta-feira, dezembro 3, 2025
More
    HomeDestaquesBolsonaro assina decreto sobre bem-estar de animais usados em rodeios

    Bolsonaro assina decreto sobre bem-estar de animais usados em rodeios

    Publicado em

    Decreto presidencial assinado na noite deste sábado (17) estabelece que compete ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) avaliar os protocolos de bem-estar animal elaborados por entidades promotoras de rodeios.

    Na prática, o decreto que o presidente Jair Bolsonaro assinou ao participar da 64ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos (SP) complementa a Lei nº 10.519 , de julho de 2002, que estabelece as normas de promoção e fiscalização da defesa sanitária animal em rodeios.

    O decreto, que será publicado no Diário Oficial da União, estipula que o Mapa poderá, a qualquer momento, requerer parecer de especialistas para subsidiá-lo na avaliação dos protocolos de bem-estar dos animais empregados nos eventos de montaria, com ou sem provas de laço, realizados para avaliar a habilidade dos peões em dominar os animais.

    O texto assinado pelo presidente também decreta que será responsabilidade dos órgãos de sanidade agropecuária dos estados e do Distrito Federal checar o cumprimento dos protocolos de bem-estar animal elaborados pelas entidades promotoras de rodeios e devidamente reconhecidos pelo Mapa. O reconhecimento destes protocolos se dará por meio de ato administrativo normativo assinado pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

    Pela Lei nº 10.519, de 2002, aplicam-se aos rodeios as disposições gerais relativas à defesa sanitária animal, incluindo-se a exigência dos atestados de vacinação contra a febre aftosa e de controle da anemia infecciosa eqüina.

    Em nota, a associação Os Independentes, promotora da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, elogiou a assinatura do decreto. “Por meio de um ato corajoso, o presidente está demonstrando que é possível ter um rodeio 100% sem maus tratos [aos animais]. Esse decreto permitirá a realização de rodeios sem qualquer risco”, comentou Ricardo Batista da Rocha, presidente da associação.

    *Informações Agência Brasil.

    Últimos Artigos

    Crédito Rosa investe R$ 16 milhões no Amazonas

    O programa Crédito Rosa, iniciativa do Governo do Amazonas para impulsionar o empreendedorismo feminino,...

    Homem é preso em Borba após matar cachorro com agressões

    A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) prendeu um homem de 26 anos suspeito de...

    Torneio da Diversidade LGBTQIA+ tem inscrições abertas até quinta-feira

    O Torneio da Diversidade LGBTQIA+ está com inscrições abertas até quinta-feira (04/12). Promovido pela...

    Curso de maquiagem melhora autoestima de internas em Manaus

    A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) realizou um curso...

    Mais artigos como este

    Crédito Rosa investe R$ 16 milhões no Amazonas

    O programa Crédito Rosa, iniciativa do Governo do Amazonas para impulsionar o empreendedorismo feminino,...

    Homem é preso em Borba após matar cachorro com agressões

    A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) prendeu um homem de 26 anos suspeito de...

    Torneio da Diversidade LGBTQIA+ tem inscrições abertas até quinta-feira

    O Torneio da Diversidade LGBTQIA+ está com inscrições abertas até quinta-feira (04/12). Promovido pela...