A cidade de Belém, no Pará, sediará a 30º edição da Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em 2025, caso o Brasil seja, de fato, escolhido para receber o evento.
A informação foi divulgada, nesta quarta-feira (11), pelo presidente Lula após reunião com o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), em Brasília “Belém, no estado do Pará, estará de portas abertas para debater a Amazônia, para discutir o clima no mundo, encontrar soluções e agradeço o gesto do governo federal para com Belém, o Pará e a Amazônia”, disse o governador do Pará.
Ao participar da COP em 2022, que foi realizada no Egito, Lula declarou à imprensa que iria pleitear junto à Organização das Nações Unidas (ONU) que a edição de 2025 fosse realizada na Amazônia. Na ocasião, o político citou Pará e Amazonas como aptos a sediarem a conferência.
“O Itamaraty formalizou a cidade de Belém como a cidade que está disputando a candidatura para realizar a COP 30, em Belém. Eu tinha assumido o compromisso, no Egito, na COP 27, de que a COP 30 poderia ser realizada no Brasil”, disse o presidente em vídeo divulgado nas redes sociais.
Sobre a COP
A Conferência das Partes (COP) é o encontro da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, realizado anualmente por representantes de vários países com objetivo de debater as mudanças climáticas, encontrar soluções para os problemas ambientais que afetam o planeta e negociar acordos.
Leia mais:
Estudante indígena é selecionada para participar da COP 27
Polêmico discurso de Bolsonaro na ONU fala sobre a Amazônia
AM vai à COP-27 vender crédito de carbono