HomeSociedadeBrasilAutores de incêndios serão terão que restaurar biomas

Autores de incêndios serão terão que restaurar biomas

Publicado em

Secretário Nacional de Segurança Pública aponta repressão severa como solução, mas não vê aumento de penas como fundamental

O secretário Nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubbo, afirmou nesta quinta-feira (12), em entrevista à GloboNews, que os responsáveis pelos incêndios criminosos que atingem o país, em meio à maior seca da história, serão punidos e terão que indenizar a população, além de restaurar os biomas afetados.

Cultura de queimadas no agronegócio

Sarrubbo destacou que há uma cultura enraizada de queimadas no agronegócio, que persiste há muito tempo no Brasil, e que o país tem tratado os crimes ambientais com certa indulgência. “Nós precisamos reprimir essas práticas dentro da lei. O Ministério da Justiça tem atuado não só com o combate direto aos incêndios, mas também incentivando uma repressão severa a esses crimes”, afirmou o secretário.

Ele defendeu que os crimes ambientais sejam punidos de maneira rigorosa, lembrando que tais atos afetam diretamente a vida das pessoas. “Esses criminosos estão sendo identificados e serão responsabilizados, tanto no âmbito criminal quanto na obrigação de reposição dos biomas”, disse.

Mudança no clima e necessidade de ação

Sarrubbo também mencionou a crise climática, ressaltando que a seca enfrentada atualmente é atípica e estava prevista para ocorrer somente nas próximas décadas. Mesmo diante dessa emergência, ele ponderou que o aumento das penas para crimes ambientais não é a solução mais eficaz.

“O que importa é garantir a punição. O simples aumento das penas não impede o crime. O que precisamos é reestruturar os sistemas de controle e fiscalização. Alterações legislativas pontuais, como o aumento de penas, geralmente não são eficazes no combate a esses crimes”, explicou.

Punições administrativas para empresários

Ao ser questionado sobre possíveis sanções administrativas, como a proibição de empresários envolvidos em queimadas de obterem empréstimos públicos, Sarrubbo concordou que essas medidas são essenciais. Ele defendeu a imposição de punições em todas as esferas — penal, civil e administrativa — para inviabilizar a continuidade de negócios ilícitos.

“A aplicação de sanções administrativas, como a restrição de financiamentos, costuma ser muito eficiente. É uma forma de impedir que empresários que praticam crimes ambientais continuem operando com recursos públicos”, acrescentou.

Foco na Amazônia e Pantanal

O secretário ressaltou que a principal preocupação do governo no momento são as regiões da Amazônia e do Pantanal, onde os incêndios têm causado grandes danos. Sarrubbo revelou que, dos 20 municípios mais afetados pelos incêndios, nove já estavam sob intervenção da Força Nacional, com 160 bombeiros em ação. O governo está enviando mais 150 profissionais para reforçar o combate aos incêndios nesses locais.

*Com informações do G1

Últimos Artigos

David Almeida empossa primeira mulher comandante da Guarda Municipal de Manaus e anuncia concurso para 590 novos agentes

O prefeito de David Almeida oficializou, nesta sexta-feira (6), a posse da primeira mulher...

Missão de saúde na Amazônia: Azul apoia ação do Ministério da Saúde e Hospital Albert Einstein em São Gabriel da Cachoeira

Uma missão de saúde voltada a ampliar o acesso a atendimentos especializados na Amazônia...

Deputado Rozenha oficializa filiação ao PSD em evento com lideranças em Manaus

O deputado estadual Rozenha no PSD oficializou, na noite desta quinta-feira (5), sua filiação...

UEA sediará maior treinamento de defesa cibernética da América Latina em Manaus

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) será sede, em setembro, do HUB regional...

Mais artigos como este

David Almeida empossa primeira mulher comandante da Guarda Municipal de Manaus e anuncia concurso para 590 novos agentes

O prefeito de David Almeida oficializou, nesta sexta-feira (6), a posse da primeira mulher...

Missão de saúde na Amazônia: Azul apoia ação do Ministério da Saúde e Hospital Albert Einstein em São Gabriel da Cachoeira

Uma missão de saúde voltada a ampliar o acesso a atendimentos especializados na Amazônia...

Deputado Rozenha oficializa filiação ao PSD em evento com lideranças em Manaus

O deputado estadual Rozenha no PSD oficializou, na noite desta quinta-feira (5), sua filiação...