Recorrendo à sua velha tática de tentar se manter na mídia nacional, o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto (PSDB) lançou hoje (19) pré-candidatura à Presidência da República.
“Serei candidato às prévias do PSDB para presidência da República. Além de sacudir o partido, com ricos debates e fazendo a verdadeira democracia, quero mais uma vez ser voz em defesa da Amazônia”, escreveu o tucano no Twitter.
Em 2017, após reeleito a prefeito da capital do Amazonas, Arthur Neto usou igual tática. Ele apresentou seu nome à cúpula tucana. Mas, o partido deu-lhe pouca importância.
Mesmo assim, tentou de tudo: propôs debate pela mídia, prévias regionais.
O partido, porém, fechado com o então senador (hoje deputado) Aécio Neves, lançou o mineiro à disputa presidencial.
Com o PSDB sem lhe dar confiança, o ex-prefeito tucano passou a confrontar com o partido.
A crise da relação dele com os tucanos ficou ainda mais estressada quando em 2018 manifestou apoio a Marina Silva (AC). A ex-senadora do partido Rede disputou a eleição presidencial.
Depois disso, o PSDB chegou a cogitar a expulsão de Arthur Neto dos quadros do partido. E agora já há informação de que ele deve perder o controle da sigla no Amazonas.
No meio político é dado como certo que o PSDB deve passar a legenda para Plínio Valério. Este ainda tem pouco mais de cinco anos de mandato de senador.
Leia mais:
Wilson diz que Arthur Neto virou as costas para a pandemia
Wilson para Arthur: ‘Ajude em vez de atrapalhar. Seja homem!’
Fim do mandato: Arthur Neto intensifica vistoria em obras na cidade
*Reportagem BNC Amazonas