O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) acabam de decidir pelo adiamento da aplicação do Enem dos exames nas versões impressa e Digital.
De acordo com nota oficial publicada no site do Inep, responsável pela elaboração e aplicação das provas, as datas serão adiadas de 30 a 60 dias em relação ao previsto nos editais. A nota diz que a medida foi tomada atendendo “às demandas da sociedade e manifestações do Poder Legislativo em função do impacto da pandemia do Coronavírus”.
No comunicado, o Inep afirma ainda que promoverá uma enquete junto aos inscritos para o Enem 2020, a ser realizada em junho, por meio da Página do Participante. As inscrições para o Enem 2020 seguem abertas até 23h59 desta sexta-feira, 22 de maio. Fontes ouvidas pelo Radar dizem que tudo indica que as provas devem ser realizadas em janeiro.
Na manhã desta quarta-feira, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, havia afirmado que “sugeriria” que a data do Enem fosse adiada “de 30 a 60 dias”.
A decisão de adiar o Enem ocorre um dia após o Senado aprovar o adiamento das provas. O projeto, contudo, ainda precisaria passar pela Câmara.
Leia mais:
Ministro da Educação ignora decisão judicial e diz que vai ter Enem
Weintraub diz que Enem não foi feito para corrigir injustiças
Governo vai propor a regulamentação da educação domiciliar
Com informações da Revista Veja*