O influenciador digital paraibano Hytalo Santos e seu marido, Israel Nata Vicente, foram presos na manhã desta sexta-feira (15), em Carapicuíba, interior de São Paulo. Os dois estavam em casa no momento da prisão.
Adultização
Hytalo e Israel (conhecido também como Euro) são investigados pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) por exploração de menores em vídeos postados nas redes sociais de Hytalo. O influenciador já havia sido alvo de busca e apreensão em sua residência.
O caso ganhou repercussão nacional após um vídeo do youtuber Felca sobre a ‘adultização’ de crianças e adolescentes em busca de conteúdo lucrativo nas redes sociais viralizar.
https://www.instagram.com/reel/DNQ2wPGI4De/
O vídeo de Felca, que até agora soma 40 milhões de visualizações no Youtube, mostrou como o ‘reality show’ promovido nas redes sociais de Hytalo Santos colocavam pessoas menores de 18 anos em situações vexatórias e, muitas vezes, sexuais.
A exposição do caso levou o Ministério Público a iniciar uma investigação contra o influenciador, assim como também causou a mobilização de projetos contra a exploração de menores de idade na internet em Câmaras Municipais, Assembleias Legislativas e até no Congresso Nacional.