O governador Wilson Lima liderou uma reunião nesta segunda-feira (06/05) com secretários de estado para alinhar as estratégias de enfrentamento à estiagem prevista para este ano no Amazonas. O objetivo foi a elaboração de um plano de trabalho prévio, antecipando as medidas necessárias para cada órgão.
Wilson Lima ressaltou a importância da antecipação das ações para minimizar os impactos da seca, considerando que os dados indicam a possibilidade de uma estiagem tão severa quanto a ocorrida em 2023. Participaram da reunião o vice-governador Tadeu de Souza e 30 secretários e gestores do governo estadual.
Segundo o monitoramento realizado pelo Estado, os indicadores climáticos para 2024 apontam para uma situação preocupante, com níveis dos rios abaixo do esperado para o período. O secretário executivo de Defesa Civil, coronel Francisco Máximo, destacou a necessidade de ações urgentes, como a dragagem dos rios, manutenção de portos e aeroportos, controle de qualidade do ar e garantia de acesso à água potável.
O governo estadual tem buscado apoio do Governo Federal para antecipar medidas que minimizem os impactos da estiagem. Em 2023, o Amazonas enfrentou a estiagem mais intensa de sua história, e o Governo do Estado mobilizou uma operação de ajuda humanitária que envolveu 30 órgãos estaduais e investimentos diretos de R$ 100 milhões, incluindo a distribuição de mais de 95,8 mil cestas básicas.