domingo, dezembro 21, 2025
More
    HomePoderAmazonasAmazonas estabelece horários para abertura do comércio e construção civil

    Amazonas estabelece horários para abertura do comércio e construção civil

    Publicado em

    O Governo do Amazonas estabeleceu, por meio do Decreto n° 42.526, medidas destinadas a reduzir a aglomeração de passageiros nos veículos do transporte coletivo de Manaus. O Decreto, publicado no Diário Oficial do último dia 20 de julho, determina horários escalonados para a abertura diária do comércio de rua, bem como do início das atividades da construção civil.

    Visando a segurança da população, em razão do cronograma de retomada das atividades comerciais e dos serviços não essenciais, ficaram estabelecidos, a partir da próxima segunda-feira (27/07), os seguintes horários para início de funcionamento:

    – Atividades do setor de construção civil: às 6h30;

    – Atividades de comércio de rua, no Centro Histórico de Manaus:

    • Das 6h às 7h, no trecho da avenida Lourenço da Silva Braga até a rua Floriano Peixoto;
    • Das 7h às 8h, no trecho da rua Floriano Peixoto até a rua Guilherme Moreira;
    • Das 8h30 às 9h, da rua Guilherme Moreira até a rua Luiz Anthony.

    O horário de funcionamento dos estabelecimentos poderá ser revisto, com base nos indicadores técnicos relativos ao tema, ouvindo os órgãos públicos e entidades representativas dos setores específicos.

    Fiscalização – O Decreto n° 42.526 prevê a intensificação das políticas de informação e educação a respeito dos protocolos de higienização, além de aumentar o rigor fiscalizatório em relação ao uso de máscaras e das demais medidas de prevenção e controle do novo coronavírus.

    Serão realizadas campanhas publicitárias, inclusive com utilização de alto-falantes, no interior dos terminais e áreas de grande movimentação, como shoppings centers e repartições públicas.

    Segurança – As medidas levam em consideração os debates ocorridos nos encontros organizados pela Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), nos dias 22 e 26 de junho de 2020, com a presença de representantes de órgãos públicos e dos diversos setores da economia local.

    Além disso, a ação considera a manifestação da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDLM), relativa à adoção das medidas e desenvolvimento de protocolos de segurança, para resguardar a saúde dos usuários de transporte público coletivo em função da pandemia da Covid-19.

    Uso de máscara – O Decreto reforça a obrigatoriedade do uso de máscara nas vias públicas e demais espaços públicos, como terminais de ônibus, no interior dos veículos de transporte coletivo, nas repartições públicas e dentro de qualquer estabelecimento comercial ou de prestação de serviço durante todo o período de permanência e circulação.

    Com informações da Secom*

    Últimos Artigos

    TCE-AM aprova por unanimidade as contas da Aleam referentes a 2024

    O TCE-AM aprova contas da Aleam referentes ao exercício financeiro de 2024, sem ressalvas...

    Codam encerra 2025 com recorde de projetos industriais aprovados no Amazonas

    Codam encerrou 2025 com resultados históricos para o setor industrial do Amazonas. O governador...

    Hospital 28 de Agosto inaugura nova unidade de internação com atendimento 100% digital

    O Hospital 28 de Agosto passa a contar com uma nova Unidade de Internação...

    Governo Wilson Lima lidera ranking nacional de transparência pública e recebe Selo Diamante

    O Governo do Amazonas conquistou o 1º lugar entre todos os governos estaduais do...

    Mais artigos como este

    TCE-AM aprova por unanimidade as contas da Aleam referentes a 2024

    O TCE-AM aprova contas da Aleam referentes ao exercício financeiro de 2024, sem ressalvas...

    Codam encerra 2025 com recorde de projetos industriais aprovados no Amazonas

    Codam encerrou 2025 com resultados históricos para o setor industrial do Amazonas. O governador...

    Hospital 28 de Agosto inaugura nova unidade de internação com atendimento 100% digital

    O Hospital 28 de Agosto passa a contar com uma nova Unidade de Internação...