O juiz Alexandre de Araújo, coordenador da Propaganda Eleitoral em Manaus, multou em R$ 5 mil o candidato a prefeito Alfredo Nascimento (PL) por veicular propaganda eleitoral no dia 18 de outubro sem o nome de Conceição Sampaio (MDB), candidata ao cargo de vice-prefeita na chapa dele.
A aplicação de multa atendeu pedido da Coligação Aliança Por Manaus, encabeçada pelo candidato Alberto Neto (Republicanos), que alegou que a propaganda do concorrente estava irregular, pois estava desrespeitando regra eleitoral que obriga a apresentação do nome do candidato ao cargo de vice-prefeito na propaganda.
De acordo com a decisão assinada no último dia 29 de outubro, Alberto Neto também chegou a pedir busca e apreensão de todo material de Alfredo Nascimento, que encabeça a Coligação Trabalho Bom Merece Continuar, que estivesse com a irregularidade e a proibição do uso desses materiais, inclusive na internet.
Em resposta ao juiz, Nascimento confirmou que veiculou propaganda irregular, mas afirmou que corrigiu espontaneamente a propaganda desde o dia 20 de outubro, ou seja, antes de ser citado. Por esse motivo, o candidato do PL entendeu que o pedido de Alberto Neto estava prejudicado.
Alfredo Nascimento pediu a aplicação do “princípio da razoabilidade”, deixando de aplicar qualquer multa ou, alternativamente, a multa seja aplicada no menor valor possível. O juiz Alexandre de Araújo acolheu a segunda opção e determinou a aplicação de multa de R$ 5 mil à coligação.
“Como é cediço, importa destacar que a correção da propaganda, com a inclusão do nome do candidato ao cargo de vice-prefeito, não elide a aplicação da multa, sucedendo que esta, pelos contornos da lide, a boa-fé processual da representada e a singeleza da infração, deve ser aplicada no mínimo legal”, afirmou o juiz.
Leia mais:
Justiça Eleitoral manda Menezes retirar vídeo calunioso contra David
Em queda nas pesquisas, Amazonino decide sair às ruas
Candidatos de Manaus apresentam ideias para melhorar transporte
Com informações do Portal Amazonas Atual*