A deputada estadual Alessandra Campêlo (MDB) assumiu, nesta quinta-feira (18), a Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas). A nomeação da parlamentar foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (17).
Alessandra Campêlo é pós-graduada em Planejamento Governamental e Orçamento Público pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). De acordo com a nova secretaria, a prioridade neste momento é ampliar as ações da assistência social.
“A prioridade do momento é garantir o básico, que é a segurança alimentar da população que está em situação de vulnerabilidade, mas a gente vai trabalhar também na organização e ampliação dos programas, projetos e benefícios já existentes”, afirmou Alessandra.
A Secretaria de Estado da Assistência Social é o órgão que está executando atualmente o programa Auxílio Estadual, que contempla 100 mil pessoas em situação de extrema pobreza com um benefício de R$ 600. A cheia dos rios da região é outra preocupação, de acordo com Alessandra.
“O governador Wilson Lima determinou que a gente prepare imediatamente um estudo sobre como ampliar as ações sociais, tendo em vista que a gente passa uma situação de pandemia e uma situação de enchente em diversos municípios”, enfatizou a secretária.
Para assumir a Seas, a deputada Alessandra Campêlo está se licenciando da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), onde exerce o segundo mandato como deputada. Alessandra que também é jornalista formada pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e servidora concursada da Polícia Civil, foi eleita pela primeira vez em 2014, com 25.361 votos, sendo a 11ª naquele pleito. A reeleição aconteceu em 2018, com 23.859 votos, sendo a 15ª na classificação geral entre os 24 escolhidos pela população.
Atribuições da secretaria
A Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) tem como competência, de acordo com a Lei Orgânica da Assistência Social (Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993), a formulação, coordenação, articulação e a avaliação da Política Estadual de Assistência Social no Estado do Amazonas, no intuito de assegurar a universalização da cobertura e a garantia de direitos e acesso a serviços, programas e projetos direcionados ao segmento populacional em vulnerabilidade, ou em risco pessoal ou social.
Leia mais:
Virou lei: Wilson Lima sanciona Lei do novo marco legal do gás
Alessandra Campelo deve assumir assistência social de Wilson Lima
Alessandra Campêlo e Dr. Gomes irão conduzir a Comissão de Impeachment
Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta
*Com informações do Governo do Amazonas