terça-feira, agosto 26, 2025
More
    HomeSociedadeAmazonasAdvogados: É ilegal autorização para explorar ouro e nióbio no AM

    Advogados: É ilegal autorização para explorar ouro e nióbio no AM

    Publicado em

    É inconstitucional a autorização concedida pelo Conselho de Defesa Nacional para sete projetos de exploração de ouro, nióbio e tântalo no município de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, afirma o IAB (Instituto dos Advogados Brasileiros).

    A autorização motivou a apresentação de projeto de Dedecreto Legislativo nº 1.110/2021 pela deputada federal Joenia Wapichana (Rede/RR), com o objetivo de sustar a autorização.

    O presidente do IAB, Sydney Sanches, disse que o parecer do relator Antônio Seixas, da Comissão de Direito Constitucional, foi sustentado pelo 1º vice-presidente da comissão, Jorge Rubem Folena de Oliveira, que afirmou: “A exploração de ouro em territórios indígenas precisa de autorização do Congresso Nacional; mas, mesmo que houvesse essa autorização, teríamos que analisar com muito cuidado o desvio de finalidade, diante de tudo que estamos vendo no Brasil para a eliminação dos povos indígenas”.

    Segundo Folena, não basta haver uma autorização legislativa: “A exploração de ouro em terras indígenas significa a contaminação dos rios da Amazônia”. Para ele, “esta é mais uma oportunidade de o Instituto se manifestar e reafirmar sua posição na defesa da Constituição, na defesa do estado de direito e, principalmente, na defesa daqueles que são mais perseguidos e que a Constituição de 88 visou a proteger, como os povos indígenas”.

    Danos irreparáveis 

    Em seu parecer, Antônio Seixas afirma que a autorização dada pelo Conselho de Defesa Nacional viola “o direito fundamental ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, a proteção da Floresta Amazônica enquanto Patrimônio Nacional, a dignidade dos povos indígenas e o princípio do desenvolvimento sustentável”.

    Segundo ele, o alto potencial de impacto da atividade mineradora ilegal representa um dano ambiental grave, pelos malefícios à saúde dos povos indígenas e dos trabalhadores, em razão do uso indiscriminado do mercúrio, que ainda polui os rios e causa prejuízos irreparáveis à fauna e à flora da região atingida. O relator ressalta também que a invasão dos garimpeiros “aumenta a escalada de violência, provoca o extermínio de povos indígenas, inclusive com a proliferação de doenças, como a malária, e fragiliza o sistema de saúde nas comunidades indígenas, com o abandono de postos de saúde”.

    Com relação ao Conselho de Defesa Nacional, Antônio Seixas lembra que ele é “órgão consultivo da Presidência da República nos assuntos relacionados com a soberania nacional e a defesa do estado democrático”.

    De acordo com a Constituição Federal, “compete exclusivamente ao Congresso Nacional autorizar a exploração e ou o aproveitamento de recursos hídricos e a pesquisa e lavra de riquezas minerais em terras indígenas”, dependendo de legislação específica que estabelecerá suas condições.

    Finalmente, o relator conclui: “Verifica-se que o Conselho de Defesa Nacional buscou favorecer o garimpo em terras indígenas ao autorizar a pesquisa mineral de ouro, nióbio e tântalo em São Gabriel da Cachoeira, o município brasileiro com a maior população indígena do Brasil. São mais de 29.017 indígenas, divididos em 23 etnias, segundo o IBGE”.

    O parecer aprovado será encaminhado à Presidência da República, ao Senado Federal, à Câmara dos Deputados e à Comissão Nacional de Estudos Constitucionais do Conselho Federal da OAB.

    Leia mais:
    Wilson entrega licença à companhia para exploração de gás natural em Silves
    MPF requer cancelamento de pedidos de exploração mineral em terras indígenas do AM

    Mais informações.

    Últimos Artigos

    Polícia prende suspeito de ameaçar influenciador Felca

    A Polícia Civil de São Paulo prendeu, na manhã desta segunda-feira (25), um homem...

    Planos de saúde são investigados pelo MPAM por transferência de pacientes ao SUS

    Planos de saúde que estariam transferindo pacientes para o SUS no Amazonas durante a...

    Carretas da Saúde oferecem mais de 3 mil exames gratuitos em Manaus e Manacapuru

    As Carretas da Saúde do Governo do Amazonas ampliam o atendimento esta semana, com...

    Inscrições para PcD no festival #SouManaus 2025 já estão abertas, anuncia David Almeida

    O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou neste domingo (24/8), no coreto da praça...

    Mais artigos como este

    Polícia prende suspeito de ameaçar influenciador Felca

    A Polícia Civil de São Paulo prendeu, na manhã desta segunda-feira (25), um homem...

    Planos de saúde são investigados pelo MPAM por transferência de pacientes ao SUS

    Planos de saúde que estariam transferindo pacientes para o SUS no Amazonas durante a...

    Carretas da Saúde oferecem mais de 3 mil exames gratuitos em Manaus e Manacapuru

    As Carretas da Saúde do Governo do Amazonas ampliam o atendimento esta semana, com...