Piloto fez manobra de emergência ao avistar aeronave militar próxima à rota de pouso
Um avião comercial da companhia SkyWest, operado pela Delta Airlines, evitou uma possível colisão com um bombardeiro militar B-52 durante a aproximação para pouso na cidade de Minot, no estado da Dakota do Norte, nos Estados Unidos. O incidente ocorreu na sexta-feira, 18 de julho, e foi registrado por passageiros a bordo, que divulgaram vídeos nas redes sociais.
A aeronave comercial, que decolou de Minneapolis, Minnesota, precisou realizar uma manobra brusca ao se deparar com o bombardeiro militar próximo à sua rota. O caso chamou atenção por envolver um voo civil e uma aeronave militar de grande porte, em um espaço aéreo que abriga tanto uma base militar quanto um aeroporto civil.
“This is not normal at all”: A pilot flying a Delta Air Lines regional jet on Friday apologized to his passengers after making an “aggressive maneuver” to avoid a mid-air collision with a U.S. Air Force B-52 bomber. https://t.co/Vivp3i8YNe pic.twitter.com/PIkZ7ZcJIt
— CBS News (@CBSNews) July 21, 2025
Piloto relatou surpresa com a presença do bombardeiro
Em um vídeo gravado por uma passageira e publicado no Instagram, é possível ouvir o piloto explicando o ocorrido aos passageiros. Ele afirma que recebeu instruções da torre de controle para virar à direita, mas ao identificar outra aeronave no trajeto, questionou a manobra.
“Me disseram para virar à direita, eu disse ‘há um avião ali’. A torre respondeu ‘então vire à esquerda’. Pela velocidade, percebi que era um avião militar. Achei mais seguro desviar”, disse o comandante.
O piloto ainda pediu desculpas pela manobra agressiva, classificando a situação como atípica. “Fiquei surpreso. Isso não é normal de forma alguma.”
Trajeto mostra grande desvio antes do pouso
Dados do site de rastreamento de voos Flight Radar confirmam que o voo SkyWest 3788, que fazia a rota entre Minneapolis e Minot, realizou um grande desvio antes de aterrissar. A companhia aérea confirmou o incidente por meio de nota enviada à imprensa americana.
“O voo 3788 da SkyWest aterrissou em segurança em Minot após receber autorização da torre de controle, mas precisou desviar quando outra aeronave se tornou visível em sua trajetória. Estamos investigando o caso”, informou a empresa.
On July 18, a Delta Connection E175 had to make an “aggressive maneuver” to avoid a USAF B-52 while on approach to Minot Airport, North Dakota.https://t.co/q0iXTqSyzU#Delta #DeltaConnection #Minot #AvGeek pic.twitter.com/mgiQnVoddR
— AviationSource (@AvSourceNews) July 21, 2025
Torre de controle opera sem radar, diz piloto
Ainda de acordo com o piloto, o aeroporto de Minot não possui sistema de radar, o que obriga a torre de controle a operar apenas por visualização direta — um fator que pode ter contribuído para o incidente.
A Força Aérea dos Estados Unidos declarou ao jornal The Washington Post que um bombardeiro B-52 realizava um voo na área naquele dia. A região abriga a base aérea de Minot e também o aeroporto civil da cidade, o que aumenta a complexidade da operação do tráfego aéreo local.
Incidente está sob investigação
O caso agora está sob investigação pelas autoridades responsáveis. Apesar do susto, o pouso foi concluído sem feridos e nenhum dano foi registrado.
*Com informações de O Globo