O prefeito David Almeida (Avante) decretou emergência em Manaus devido à estiagem severa. Ele assinou o Decreto nº 5.983, publicado na edição dessa quarta-feira (11) do DOM (Diário Oficial do Município). A situação é válida por 180 dias.
Decreto de emergência
Conforme o decreto, a Defesa Civil vai identificar os riscos da seca dos rios e propor ações para atenuar os efeitos da estiagem. Entre as medidas está a contratação temporária de profissionais, aquisição de bens, material e contratação de serviços.
O prefeito considerou o relatório sobre anormalidade em Manaus em virtude de estiagem com dados do o 34⁰ Boletim Hidrológico da Bacia do Amazonas produzido pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM).
Também foram avaliados dados do Informativo de Síntese dos Prognósticos de Estiagem no Amazonas – 2024, com status de alerta, feito pela Defesa Civil do Estado do Amazonas; e o Parecer nº 045/2024 – Asjur/Semseg/Manaus.
Nesta quinta-feira (12), a profundidade do Rio Negro no Porto de Manaus é de 16,97 metros. Em 2023, ano da maior estiagem registrada no Amazonas, nesta mesma data o rio com 21,19 metros.
*Com informações de assessoria