A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou um Projeto de Lei (PL) de autoria do vereador Fransuá (PV) que estabelece Manaus e Hebron, uma cidade palestina na Cisjordânia, como ‘Cidades Irmãs’.
Estreitar relações
O objetivo do projeto é promover acordos, ações, convênios e programas de cooperação entre as duas cidades. O vereador Fransuá destaca a importância histórica e cultural da população de origem palestina em Manaus e acredita que estabelecer um vínculo de cooperação entre as duas cidades irá abranger áreas como cultura, saúde, educação, transporte, meio ambiente e desenvolvimento econômico.
Polêmica
A PL mal foi aprovada e já levantou algumas discussões. Há quem aprove a iniciativa do vereador em promover laços de cooperação mútua entre as cidades de Manaus e Hebron. Por outro lado, na justifica do projeto além dos possíveis benefícios da parceria, é citado apenas que a população de origem palestina possui importância histórica e cultural para
a cidade de Manaus; Não especificando qual.
O que são cidades-irmãs?
O conceito de cidades-irmãs surgiu em 1947 com o objetivo de promover amizade, paz e cooperação entre diferentes culturas. Essa relação, conhecida como paradiplomacia, independe dos governos federais.
Quais os benefícios em ter cidades-irmãs?
Com a aprovação do projeto, haverá intercâmbio em programas científicos, sociais, ambientais, culturais, esportivos e comerciais entre Manaus e Hebron. Essa parceria visa fortalecer os laços entre as duas cidades e promover o desenvolvimento mútuo em diversas áreas.
Próximos passos
Com a aprovação do PL, as duas cidades agora estão oficialmente estabelecidas como ‘Cidades Irmãs’. O próximo passo será a implementação de acordos e projetos de cooperação, que beneficiarão tanto a população de Manaus quanto a de Hebron.