Prefeito informou nesta quinta-feira (15) durante entrega de doações às famílias do Jorge Teixeira
O prefeito de Manaus, David Almeida, informou que seis áreas na capital já foram mapeadas para construção de possíveis moradias do programa “Minha Casa Minha Vida”, retomado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em fevereiro deste ano. A medida busca retirar a população manauara que vive em áreas de risco após o deslizamento no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus, quando oito pessoas morreram após terem suas casas destruídas pelo deslizamento.
Durante encontro com presidente Lula em Brasília, na última terça-feira (1403), o prefeito de Manaus levou algumas demandas relacionadas à infraestrutura da cidade. Nesta quinta-feira, em entrevista coletiva, detalhou sobre o encontro com o presidente, e as futuras ações de mapeamento das áreas de risco na capital.
“O presidente foi participar de uma reunião da Frente Nacional dos Prefeitos, com todos os prefeitos, e antes desse encontro ele me recebeu, se solidarizando com as pessoas de Manaus e vai enviar um recurso – e eu não quero aqui falar em valores”, disse o prefeito.
“Toda vez que chegar um real, eu vou divulgar, eu vou dizer, eu vou mostrar de onde veio, e tudo aquilo que nós formos beneficiar as pessoas, elas saberão de onde veio”, completou.
Em Brasília, segundo a Prefeitura, foi entregue ao Governo Federal um Plano de Prevenção de Manaus, com a promessa de celeridade no repasse de recursos para a adequação de moradias para a população que mora em áreas de risco.
“O presidente sinalizou algumas moradias para Manaus, até porque estão voltando com o programa “Minha Casa, Minha Vida”, e eu fiz uma solicitação de um número considerável de moradias, e ele pediu que se encontrássemos as áreas, e ele iria construir”, sinalizou o prefeito, durante entrega de kits de itens domésticos às famílias atingidas pelo deslizamento no bairro Jorge Teixeira.
“Eu já mapeei seis áreas na cidade de Manaus, e muito provavelmente nas próximas semanas, nos próximos meses eu estarei dando as informações necessárias de onde nós iremos tirar as pessoas que moram em áreas de risco e realoca-las em moradias dignas”, finalizou Almeida.
Áreas de risco
Manaus, segundo a prefeitura, tem mais de mil áreas de risco espalhadas por diversas zonas da cidade. Dados mostram que dessas mil áreas, 62 são de alto risco, como a que onde ocorreu o desmoronamento, no último domingo. Obras de contenção de erosão foram realizadas em 17 áreas no ano passado, e há mais 20 prioritárias para receber grandes intervenções do poder público.
Leia Mais:
Famílias afetadas por deslizamento recebem itens da Prefeitura
Prefeitura de Manaus interdita mais de 130 residências em risco
Campanha de doações para desabrigados em Manaus