quarta-feira, dezembro 3, 2025
More
    HomeSaúdeSTF ordena que governo se manifeste sobre vacinação de crianças

    STF ordena que governo se manifeste sobre vacinação de crianças

    Publicado em

    O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o governo se manifeste em 48 horas sobre a inclusão de crianças de 5 a 11 anos no plano de vacinação contra a covid-19. A decisão do magistrado foi publicada nesta sexta-feira (17). Portanto, o governo deve responder até amanhã (19).

    A ação foi movida pela Partido dos Trabalhadores (PT) que pediu a inclusão das crianças no programa de vacinação. Nesta semana, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso da vacina da Pfizer em crianças dessa faixa etária. Segundo a agência, existem evidências científicas de que o imunizante, aplicado em duas doses nesse público, pode ser eficaz na prevenção de doenças graves causadas pelo novo coronavírus.

    A autorização da Anvisa, no entanto, não garante a vacinação. Isso deve ser viabilizado pelo governo federal, na compra das vacinas específicas para crianças e sua inclusão, pelo Ministério da Saúde, no Programa Nacional de Imunização. A dose da vacina para crianças será diferente da aplicada para pessoas a partir de 12 anos. Os frascos também terão cores distintas para evitar erros na aplicação. O frasco da vacina para crianças tem a cor laranja. Para adultos, o frasco é roxo.

    O presidente Jair Bolsonaro criticou a decisão da Anvisa e pediu o “nome das pessoas que aprovaram a vacina para crianças a partir de 5 anos”. “Queremos divulgar o nome dessas pessoas para que todo mundo tome conhecimento de quem foram essas pessoas e forme seu juízo.”

    A Anvisa rebateu os questionamentos do presidente.

    Em nota, a diretoria da Anvisa afirmou que seu ambiente de trabalho é “isento de pressões internas e avesso a pressões externas”. A análise de vacinas, diz o texto, é baseada na ciência e oferece ao Ministério da Saúde opções “seguras, eficazes e de qualidade”.(*) Com informações da Agência Brasil

    Leia mais:
    Anvisa autoriza vacina da Pfizer contra covid-19 em crianças
    Queima de fogos do Réveillon é cancelada em Manaus

     

    Últimos Artigos

    Crédito Rosa investe R$ 16 milhões no Amazonas

    O programa Crédito Rosa, iniciativa do Governo do Amazonas para impulsionar o empreendedorismo feminino,...

    Homem é preso em Borba após matar cachorro com agressões

    A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) prendeu um homem de 26 anos suspeito de...

    Torneio da Diversidade LGBTQIA+ tem inscrições abertas até quinta-feira

    O Torneio da Diversidade LGBTQIA+ está com inscrições abertas até quinta-feira (04/12). Promovido pela...

    Curso de maquiagem melhora autoestima de internas em Manaus

    A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) realizou um curso...

    Mais artigos como este

    Crédito Rosa investe R$ 16 milhões no Amazonas

    O programa Crédito Rosa, iniciativa do Governo do Amazonas para impulsionar o empreendedorismo feminino,...

    Homem é preso em Borba após matar cachorro com agressões

    A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) prendeu um homem de 26 anos suspeito de...

    Torneio da Diversidade LGBTQIA+ tem inscrições abertas até quinta-feira

    O Torneio da Diversidade LGBTQIA+ está com inscrições abertas até quinta-feira (04/12). Promovido pela...