A tradicional queima de fogos da virada do ano foi cancelada em Manaus. O anúncio foi feito nesta sexta-feira(17), pelo prefeito David Almeida (Avante), acompanhado da titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe.
O motivo maior do cancelamento, conforme a Prefeitura, é o combate ao aumento no número de casos de Influenza tipo A sazonal (H3N2) e para evitar aglomerações. A decisão ocorreu após reunião na sede da Semsa, na Zona Centro-Sul, com os gestores da Pasta.
“A cautela e a prudência são os nossos dois maiores aliados neste momento. Faremos tudo para resguardar a segurança e a saúde da população manauara. Desejo a todos um Feliz Natal e um próspero Ano Novo”, avisou o Chefe do Executivo Municipal.
Imunização
A Prefeitura de Manaus também vai disponibilizar mais de 20 pontos de vacinação no Município, distribuídos entre unidades de saúde e estratégicos e shoppings da parceria com o governo do Estado neste sábado (18). A relação com endereços e horários de funcionamento pode ser consultada no link http://bit.ly/localvacinacovid19 e nas redes sociais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) @semsamanaus, no Instagram, e Semsa Manaus, no Facebook.
Nos pontos serão ofertadas a primeira e a segunda doses e a dose de reforço. Os intervalos para a segunda dose são 21 dias para a Pfizer; 28 dias para a CoronaVac; e 56 dias para a AstraZeneca. Para a dose de reforço do imunizante Janssen, que pessoas com mais de 18 anos, à exceção de gestantes e puérperas, podem receber, o intervalo é de pelo menos dois meses da data em que tenha recebido a dose única, que poderá ser encontrada em 13 locais.
A Semsa ainda aguarda um público de 112.566 pessoas para a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Os documentos que serão apresentados são: identidade original com foto e CPF. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados de um adulto responsável, com apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão Nacional do SUS (CNS).
Para a dose de reforço, as pessoas a partir de 18 anos e trabalhadores de saúde devem apresentar identidade, CPF e a carteira de vacinação com o registro das duas doses. Para os imunossuprimidos que completaram o esquema vacinal há 28 dias ou mais, além dos documentos, deve ser apresentada uma comprovação da condição de saúde cuja lista está disponível nos canais oficiais da Semsa.
Leia mais:
Prefeitos cancelam réveillon e apoiam exigência do passaporte de vacina
Governador manda cancelar réveillon em todo o Amazonas
Prefeito cancela festa de Réveillon e Réveillon Gospel de Manaus


