A Prefeitura de Manaus intensifica a cobertura vacinal contra a Covid-19, incluindo neste sábado(5), os trabalhadores do transporte coletivo rodoviário (motoristas, cobradores e administradores de linha) e os caminhoneiros, na campanha municipal de imunização. Eles serão atendidos, juntamente com os demais públicos contemplados, em seis pontos de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), no horário das 9h às 16h. Estas categorias estão incluídas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação (PNO) como grupos prioritários.
Para a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, esta etapa da vacinação representa um importante avanço para a proteção desses dois públicos.
“É com muita satisfação que iniciamos o atendimento a esses grupos, ao mesmo tempo em que seguimos com a vacinação da população geral, de 18 a 59 anos, conforme orientação do Ministério da Saúde. Sensível à necessidade de oferecer mais segurança a esses trabalhadores, o prefeito David Almeida orientou para a aceleração do atendimento a todos eles, que prestam um serviço essencial à população”, acentua.
Para receber a primeira dose do imunizante, os trabalhadores do transporte coletivo rodoviário devem apresentar documento de identificação original com foto, CPF e contracheque ou carteira de trabalho assinada que comprove o vínculo empregatício. No caso dos caminhoneiros, devem ser apresentados o documento de identificação, o CPF e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria D ou E – original e cópia.
A secretária enfatiza a importância de realizar o cadastramento no Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br/), que possibilita ao usuário saber o dia, o horário e o local da vacinação, evitando aglomerações e transtornos.
“O Imuniza Manaus ordena a operacionalização da vacinação de acordo com as condições declaradas pelo usuário e por isso é muito importante que todos façam seu cadastro”, explicou.
A partir das informações inseridas, o sistema realiza o agendamento para horários e locais de vacinação considerando o endereço residencial informado no cadastro, para evitar longos deslocamentos e facilitar ao máximo um atendimento ágil à população.
A secretária ressalta que apenas dois pontos de vacinação não estarão disponíveis para os trabalhadores do transporte coletivo e caminhoneiros. Um deles é o que funciona no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na Cidade Nova, zona Norte, que desde a última quarta-feira, 2/6, está com o atendimento direcionado aos remanescentes dos grupos de idosos, pessoas com deficiência permanente, com comorbidades, gestantes e puérperas, trabalhadores da educação, além dos pais de crianças com deficiência permanente.
A Escola de Enfermagem de Manaus, no bairro de Adrianópolis, zona Sul, também está vacinando apenas os remanescentes dos grupos de trabalhadores da saúde, além dos que atuam nas forças de segurança e Forças Armadas, na linha de frente no atendimento à Covid.
Pontos de vacinação
Zona Norte
Estacionamento do supermercado Coema – Avenida Torquato Tapajós, nº 5.890, no Novo Israel
Zonas Sul e Centro-Sul
Centro Cultural dos Povos da Amazônia – Avenida Silves, 2.222, Crespo
Universidade Paulista(Unip) – Avenida Mário Ypiranga Monteiro, 3.490, Parque 10 de Novembro
Zona Leste
Clube do Trabalhador do Sesi/AM – Avenida Cosme Ferreira, 7.399, São José 1
Zona Oeste
Balneário do Sesc/AM – Avenida Constantinopla, 288, conjunto Campos Elíseos, Planalto
Centro de Convenções de Manaus(sambódromo) – Avenida Pedro Teixeira, 2.565, Dom Pedro
Leia mais:
Amazonas recebe 99 mil doses de vacina contra covid-19
7 mil pessoas se vacinaram no primeiro dia para população geral
Pesquisador da Amazônia alerta que vacinas podem não segurar P.1.
(*) Com informações da assessoria