Voltado à regularização de queijarias um programa do Governo do Amazonas chamado Rota do Queijo, por meio da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf), vai inaugurar e certificar três novas queijarias da agricultura familiar de Autazes com o Serviço de Inspeção Estadual (SIE).
As queijarias são acompanhadas por uma equipe multidisciplinar composta por técnicos do Sistema Sepror (Seapaf, Idam e Adaf), em parceria com as prefeituras locais.
De acordo com a Adaf, Autazes (a 113 quilômetros de Manaus) possui atualmente sete queijarias com SIE. Nesta quinta-feira (13), esse número aumentará para dez queijarias. E, de acordo com a Sepror, mais três queijarias deverão ser inauguradas no município até o final do primeiro semestre de 2019.
Desta forma, cada unidade de produção irá trabalhar com uma média de produção de 400 a 1.000 litros de leite por dia, representando de 40 a 100 quilos de queijo com aval do SIE sendo comercializado no Amazonas.
A certificação do Serviço de Inspeção é um selo que oferece garantia de segurança alimentar para o consumidor amazonense. Ou seja, os produtores com esta marca passaram por uma série de normas, que vão desde a ordenha até o processamento, a armazenagem e o transporte.
O Sistema Sepror ressalta que tais normas são estabelecidas conforme legislação vigente, preconizadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e pela legislação de inspeção de produtos de origem animal estadual.
Visitas
Por ordem de inauguração, as visitas passarão pelas propriedades da produtora Diva Garrido, na comunidade Novo Céu, localizada na margem esquerda do rio Mutuca. Logo após vem a propriedade da produtora Arleane Costa Figueiredo, no ramal do Novo Céu, Km 16. E, por último, vem o produtor João Raimundo Lucas Roldão (Autazes), no Lago do Piranha, região do Madeirinha.