O Governo do Amazonas realizou nesta segunda-feira (8) uma entrevista coletiva para lançamento da Operação Enchente 2021. Trata-se de um pacote de ações voltadas à população dos municípios afetados pela cheia dos rios. Entre as medidas estão ajuda humanitária, apoio em crédito e ações nas áreas de produção rural, saúde e saneamento básico.
As calhas mais afetadas pelas cheias dos rios são Juruá, Purus e Madeira, esta última com previsão daqui a 15 dias. O Alto Solimões também deve ser atingido em abril, conforme previsões do Governo. O investimento total da Operação é de R$ 67 milhões para atender os municípios que se encontram em situação de emergência.
Alguns dos materiais que serão distribuídos aos afetados pela cheia são: cestas básicas, kit higiene, kit limpeza, kit dormitório e estações de tratamento de água móvel. A previsão é que 130 mil pessoas e 50 municípios do estado sejam afetados pela enchente esse ano.
Segundo o Governo, R$ 10 milhões serão destinados para as três calhas mais afetadas, primeiramente. O plano conta também com ações de saúde, incluindo distribuição de oxímetros para monitoramento da Covid-19 e testes de dengue, pois os casos aumentaram em razão da cheia dos rios.
Leia mais:
Wilson Lima entrega ajuda para famílias de Boca do Acre
Saullo pede suspensão de juros e multas para afetados pela cheia
Governo anuncia novos ajustes nas medidas contra a Covid-19 no AM
Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta