O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) disse, nesta segunda-feira (1º), que deve se reunir com demais prefeitos da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) para discutir uma possível adesão ao consórcio formado por gestores municipais para compra de vacinas contra a Covid-19.
Segundo o prefeito David Almeida, a reunião da Frente será realizada para discutir a adesão ao consórcio formado por gestores municipais para a compra dos imunizastes. David explicou também que deve ser elaborada uma minuta oficial para a compra de mais vacinas e enviada à Câmara dos Deputados.
“A minuta do projeto que vai ser enviado para a Câmara fica pronta em 10 dias. Será um projeto a nível nacional. Aprovada pela Câmara Municipal, nós estaremos fazendo as negociações necessárias para aquisição de vacina assim que estiver disponível para venda pra os entes federados, no caso, municípios e estados”, disse o prefeito.
O chefe do Executivo manauara deu a declaração durante o início da vacinação para idosos a partir de 69 anos, na manhã de hoje, em Manaus. No total, o estado do Amazonas já vacinou 236.774 pessoas, sendo 138.744 da capital.
Aquisição independente de vacinas pelo Amazonas
O Governo do Amazonas e o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia consultam laboratórios no Brasil e exterior sobre a disponibilidade de fornecimento de vacinas contra a Covid-19. A intenção é adquirir as vacinas por conta própria.
Já foram consultados o Instituto Butantan, em São Paulo, e Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), no Rio de Janeiro, sobre capacidade de fornecer 1,2 milhão de doses. Em resposta, a Fiocruz informou que toda a produção da instituição está integralmente destinada ao Ministério da Saúde, não sendo possível atender à demanda do Amazonas.
Leia mais:
Fiocruz diz que não tem como vender vacinas direto ao Amazonas
Fiocruz: variante do Amazonas infecta vítima dez vezes mais
Projeto cria incentivo fiscal para empresas vacinarem empregados
Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta