Cerca de 80% das escolas da rede particular de ensino de Manaus voltaram às aulas nesta segunda-feira (1º), de forma on-line. O restante das instituições particulares deve retomar as atividades, também de forma remota, na semana que vem, de acordo o Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Estado (Sinepe-AM).
Na rede municipal de ensino, a previsão é que as aulas retornem no dia 18 deste mês. Na rede estadual, ainda não há previsão. O Governo do Amazonas determinou que o retorno das aulas seja 100% remoto. O Amazonas vivencia um novo colapso na saúde, com explosão no número de casos de Covid-19, mortes e internações pela doença.
A alta levou o Estado a viver um dos piores cenários da pandemia, com falta de oxigênio nos hospitais. Até esta segunda (1º), o Amazonas possui mais de 268 mil casos confirmados do novo coronavírus, e mais de 8,2 mil mortes pela doença.
No ano passado, após enfrentar o primeiro colapso na saúde por conta da Covid, nos meses de abril e maio, Manaus foi a primeira cidade do país a reabrir escolas, voltando a receber alunos presencialmente. Na época, algumas medidas foram adotas para o retorno presencial, como rodízio semanal entre alunos, distanciamento mínimo de 1,5m entre as carteiras ocupadas; tapete para higienizar sapatos e escudo facial, entre outras.
Rede pública
No ano letivo de 2020, as atividades presenciais em escolas privadas e públicas do Amazonas foram suspensas em março por conta da pandemia do novo coronavírus. Com a suspensão, a rede estadual passou a transmitir aulas para os últimos anos do ensino fundamental e do ensino médio em canais abertos de televisão.
O estado foi o primeiro estado do País a reabrir escolas em meio à pandemia, durante o ano letivo de 2020. As aulas presenciais na rede privada da capital retornaram em julho, e na rede estadual, em agosto, com ensino híbrido – presencial e online ao mesmo tempo.
Em nota, o Governo informou que “qualquer decisão sobre flexibilização de medidas de restrição será tomada a partir de avaliação de cenários epidemiológicos e de assistência à saúde, no Comitê de Enfrentamento à Covid-19”.
Leia mais:
Deputada solicita inclusão de profissionais da educação na vacinação
Prefeito inaugura posto para vacinar 10 mil por dia em Manaus
Novo decreto com medidas restritivas começa a valer hoje no Amazonas
*Com informações do G1