De 22 chapas encabeçadas por mulheres na disputa pelas 62 prefeituras do Amazonas, só cinco tiveram sucesso. Dessas, três são reeleição e as demais estrearam na política como candidatas a prefeitas.
Como resultado, comparada ao pleito de 2016, a representação feminina permanece em 8% nas prefeituras.
Uma das reeleitas é Maria Lucir Santos de Oliveira, a Dona Maria (MDB), prefeita de Beruri. A cidade fica a 173 quilômetros de Manaus.
Ela obteve 39,7% da votação, ficando com 4.257 votos válidos. Com ela disputaram seis candidatos.
Vitória mais significativa teve Maria Oliveira (PSDB) na reeleição em Ipixuna. Ela conquistou 60,9% da preferência do eleitorado, representado em 5.405 votos. Sua cidade fica a 1.367 quilômetros da capital.
Igualmente maiúscula foi a reeleição de Denise Oliveira (DEM) em Itapiranga. Sua vitória foi com 3,6 mil votos, o que representou 53,9% do total apurado. O município está a 227 quilômetros de Manaus.
Novas na politica
Disputando pela primeira vez uma eleição, Marina Pandolfo (PSD) atropelou em Nhamundá.
E já chegou fazendo história como a primeira mulher eleita na história da cidade a 383 quilômetros da capital. Marina abocanhou quase a metade dos votos (48,4%), liderando o pleito com 5.658 votos válidos. Ela venceu a Israel Paulain (MDB), o principal adversário. O apresentador do boi-bumbá Garantido, de Parintins, já havia sido derrotado em 2016.
Marina, portanto, teve como principal apoiador o atual prefeito Nenê Machado (PSD). Ele não pôde concorrer porque está exercendo segundo mandato seguido.
Enquanto isso, em Presidente Figueiredo, a 107 quilômetros da capital, quem também fez história foi Patrícia Lopes (MDB). Ela será também a primeira mulher a assumir o poder Executivo da conhecida Terra das Cachoeiras.
Sobrinha do ex-deputado Vicente Lopes, ela foi eleita por 5.134 votos, ou 27,9% do total do pleito. O adversário mais direto foi Ricelli Pontes (PSC), que ficou em segundo com 24,9% dos votos.
Patrícia foi vereadora por três mandatos. E chega ao poder credenciada por derrotar políticos tradicionais da cidade, como o atual prefeito Romeiro Mendonça (Progressistas), o ex-prefeito Fernando Vieira (PL) e o candidato por várias vezes Vinícius Diniz (PMN), este delegado da Polícia Civil.
Raios-X
Em suma, a presença feminina nas eleições 2020 no Amazonas é baixa. As 22 candidatas que se lançaram à disputa representaram só 7,8% das 282 chapas dominadas por homens.
Leia mais:
Itacoatiara tem 100% das urnas apuradas e elege Mário Abrahim
Patricia Lopes é eleita em Presidente Figueiredo
Amazonino e David disputam segundo turno em Manaus
Com informações do Portal BNC*


