O estado do Amazonas ocupa a terceira posição no índice dos estados brasileiros que mais realizam testes de diagnóstico da Covid-19. Os dados são da Rede de Pesquisa Solidária. O levantamento diz que o Amazonas atingiu a marca de 3 mil testes por 100 mil habitantes, no mês de junho, sendo que a média nacional é de 870 testes a cada 100 mil habitantes.
O estado que mais testa os casos, de acordo com os dados divulgados, é o Distrito Federal. Na sequência aparece o Amapá e em terceiro lugar o Amazonas. São Paulo está em penúltimo lugar da lista dos estados que testam os casos do novo coronavírus e Minas Gerais em último. Até o dia 20 de junho, o Distrito Federal testou mais de 6 mil pessoas a cada 100 mil habitantes. Foram 183.077 registros de testes no total.
Atualmente há dois tipos de testes sendo aplicados no país, o RT-PCR (genético) e o teste rápido (sorológico). Não é possível saber com precisão o número de testes feitos no país. Isso ocorre porque provedores de saúde e laboratórios privados são obrigados a informar apenas o número de testes que tiveram resultado positivo para as secretarias de Saúde, e não a sua totalidade. Também não é possível saber as porcentagens de testes aplicados por agentes públicos e privados. Apenas o estado do Maranhão publica essa informação.
O Amazonas é o 12º colocado no percentual de positividade dos testes de Covid por estado, que mostra a relação entre os casos confirmados e os testes notificados. Valores de positividade maiores que 100% indicam subnotificação de testes pelos estados. O Amazonas está dentro da relação média entre os casos confirmados e os testes notificados no Brasil, que é de 47,5%.
O levantamento da Rede de Pesquisa Solidária pode ser acessado na íntegra aqui.
Leia mais:
Profissionais essenciais terão prioridade nos testes para Covid-19
PL obriga testes de Covid-19 em professores do Amazonas
Covid-19: Ampliação de testes reflete no aumento de casos confirmados no AM
Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta