sexta-feira, março 14, 2025
More
  • Cotidiano
HomeSociedadeBrasil51% dos jovens votam em Lula no primeiro turno; 67% rejeitam Bolsonaro

51% dos jovens votam em Lula no primeiro turno; 67% rejeitam Bolsonaro

Publicado em

Números são de hoje do Datafolha e ouviu também jovens de Manaus

Pesquisa aponta que 51% dos jovens votam no ex-presidente Lula da Silva (PT), ante 20% de Jair Bolsonaro (PL) e 12% do pedetista Ciro Gomes (PDT).

Trata-se de uma pesquisa feita pelo Datafolha, que o jornal Folha de S. Paulo divulgou hoje (27).

O levantamento foi feito em 12 capitais, inclusive em Manaus, diz a publicação.

Dessa forma, o instituto perguntou sobre eleição e política a pessoas de 16 a 29 anos nos dias 20 e 21 de julho.

Por conseguinte, numa pesquisa à parte de seu levantamento periódico sobre a corrida presidencial, que está sendo feita nesta semana em todo o país e que o instituto divulgará na tarde desta quinta-feira (28).

Assim, nesta pesquisa em separado com jovens, ouviu-se 935 eleitores desta faixa etária em São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Curitiba, Goiânia, Brasília, Manaus e Belém.

A margem de erro, portanto, é de três pontos para mais ou para menos, e o trabalho está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 05688/2022.

A princípio, em junho, o estrato mais jovem da amostra da pesquisa, de 16 a 24 anos, apontava Lula com 54%, Bolsonaro com 24% e Ciro, com 10%. Esse grupo representa 15% da população.

Preferências

Além disso, o Datafolha quis saber as preferências dos jovens no primeiro turno de acordo com seu posicionamento político declarado. Mostrou-se homogêneo: 32% se dizem de esquerda, 30%, de centro, e 33%, de direita, os campos aqui compreendendo o espectro do centro ao extremo.

Dessa forma, entre os direitistas, Bolsonaro tem vantagem sobre Lula: 42% a 35%, com Ciro marcando 7%.

Então, previsivelmente, na esquerda o petista marca 78% das intenções de voto, seguido pelo pedetista (11%) e pelo presidente (4%). No centro, o ex-presidente tem 40%, o ex-ministro 19% e o presidente, 14%.

Assim como, em uma simulação única de segundo turno, entre Lula e Bolsonaro, 61% dizem votar no petista e 27%, no candidato do PL.

Os votos de Ciro Gomes aqui vão majoritariamente para Lula, com 52% de seus apoiadores dizendo votar no ex-presidente e 25%, no atual.

Leia mais:
Políticos do AM se dividem entre isenção e apoio a Bolsonaro e Lula
Anitta e Lula conversam sobre estratégia para o petista vencer as eleições
Lula promete deixar ZFM intocada, caso volte a ser presidente

Mais informações.

Últimos Artigos

Afeam alerta sobre golpistas que se passam pela instituição

Com o objetivo de proteger e garantir que o processo de financiamento seja seguro...

Homem é multado em R$ 140 mil por criação ilegal de tartarugas, pirarucus e tambaquis

Fiscalização identificou 47 animais mantidos sem licença ambiental no bairro Parque Dez O Instituto de...

David entrega 19 ônibus e anuncia incentivo a táxis e “amarelinhos”

O prefeito de Manaus, David Almeida, entregou, nesta quarta-feira (12) mais 19 novos ônibus...

Bazar das empreendedoras do Prosamin+ acontece nesta sexta-feira

Evento reúne mulheres atendidas pelo programa com produtos de gastronomia e artesanato A primeira edição...

Mais artigos como este

Afeam alerta sobre golpistas que se passam pela instituição

Com o objetivo de proteger e garantir que o processo de financiamento seja seguro...

Homem é multado em R$ 140 mil por criação ilegal de tartarugas, pirarucus e tambaquis

Fiscalização identificou 47 animais mantidos sem licença ambiental no bairro Parque Dez O Instituto de...

David entrega 19 ônibus e anuncia incentivo a táxis e “amarelinhos”

O prefeito de Manaus, David Almeida, entregou, nesta quarta-feira (12) mais 19 novos ônibus...