Primeira vez indo para Parintins, curtir o maior espetáculo a céu aberto do mundo? Saiba que, além do Festival Folclórico de Parintins, a Ilha Tupinambarana reserva locais únicos que devem fazer parte do seu roteiro. O Portal Gazeta da Amazônia separou cinco locais imperdíveis para conhecer, durante sua estada no município. Confira!
Catedral de Nossa Senhora do Carmo
Bem no centro do município, encontra-se a Catedral de Nossa Senhora do Carmo. Ela foi tombada devido sua importância cultural. Projetada na Itália, tem como encanto uma torre de 40 metros, onde é possível subir e ter uma vista panorâmica da cidade.
Na época do Festival, a praça em frente à Catedral vira point de encontro e é tomada por eventos, vendas de artesanato e atividades.
Mercado Municipal Leopoldo Neves
Visita obrigatória para tomar um café regional típico da região. O Mercado, que foi ampliado e reinaugurado em 2019, conta com diversas opções de restaurante, com vista para o Rio Amazonas. Além da variedade de frutas e ervas da região. O artesanato regional também pode ser adquirido no local.
Praça do Cristo Redentor
Local de grande memória afetiva pelos parintinenses, foi um dos primeiros núcleos da cidade de Parintins. Hoje é um espaço para um encontro com amigos e lazer. Belo cartão-postal para admirar o pôr do sol no município – nesta época fica tomado por eventos e apresentações de shows dos artistas locais.
Balneário Canta Galo
Para quem deseja fugir um pouco da movimentação e se refrescar do calor, o município oferece o Balneário Canta Galo. Da Catedral até o Balneário são cerca de 15 minutos, indo de carro.
De fácil acesso e com um píer, o balneário oferece, neste período, shows dos bois Caprichoso e Garantido.
Praça do Comunas
Na orla da capital, um dos locais mais movimentados neste período – a praça do Comunas. Por lá é possível encontrar diversos bares e é onde os torcedores fazem o “aquecimento” para as noites de festival. Oferece ainda uma bela vista do rio Amazonas e do pôr do sol na cidade.
Como chegar em Parintins?
Parintins fica localizada a 369 km da capital Manaus – para chegar à Ilha você pode optar pelo transporte aéreo – uma viagem de cerca de 45 minutos a uma hora. Na época do Festival Folclórico os preços tendem a ficar mais elevados, o que faz muitos turistas optarem pelo transporte fluvial.
Por meio fluvial você acessa o município de barco e ferry boats – uma viagem de 18 horas, em média. Ou por meio das lanchas – com duração média de nove horas.
*Yanka Senna