segunda-feira, junho 23, 2025
More
    HomePoderAmazonasWilson Lima reúne com empresa que vai explorar gás no AM

    Wilson Lima reúne com empresa que vai explorar gás no AM

    Publicado em

    O governador do Amazonas, Wilson Lima, voltou a reunir, na terça-feira (13/08), em Brasília, com um grupo de executivos da Eneva, companhia brasileira com participação de capital alemão, que obteve, em leilão, o direito de explorar o campo de gás natural Azulão, no Amazonas.

    O encontro aconteceu na Secretaria de Relações  Institucionais do Amazonas em Brasília (Serins), onde o governador tratou de questões envolvendo o início das operações. A previsão é de que as atividades de instalação dos equipamentos necessários para operação comecem no mês de outubro.

    “Na parte que cabe ao Estado, temos dado celeridade aos trâmites no sentido de desburocratizar o que é possível, isso porque entendemos que a questão mineral é fundamental para o desenvolvimento do nosso estado, como uma nova matriz econômica, principalmente o gás natural, que é importante inclusive para atrair investimentos em outros segmentos. Sem dúvida, será um importante avanço”, afirmou o governador.

    Wilson Lima destacou que o Governo do Estado está trabalhando para tornar o Amazonas o melhor local para se investir com ênfase no desenvolvimento econômico e social.

    “A empresa já tem mercado para esse gás, vai ser usado para gerar energia em Roraima, que hoje é dependente da Venezuela. O Amazonas ganha e ainda há a possibilidade desse gás também ser disponibilizado para empresas que pretendem se instalar na região. Temos tudo para atrair novos investimentos e também para gerar ainda mais emprego”, afirmou Wilson Lima.

    O grupo também é um dos vencedores do leilão para o suprimento de energia elétrica da capital Boa Vista e demais regiões de Roraima. A empresa pretende instalar os equipamentos no mês de outubro deste ano, para então começar o trabalho de perfuração de três poços. É nesse período que o governador Wilson Lima, o ministro de Minas e Energia, almirante Bento Albuquerque, além do governador de Roraima, Antônio Denarium, devem visitar a área.

    Para o secretário de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jório Veiga, fomentar a cadeia produtiva do gás natural reflete no crescimento econômico e produz ganhos na geração de emprego e renda. “É determinação do governador trabalharmos de forma incansável a interiorização da economia e isso acaba acontecendo também quando fomentamos a cadeia produtiva do gás natural, tendo em vista que são novos investimentos para o Amazonas”, disse Jório Veiga.

    Gás Natural – A Eneva ganhou, em leilão, o direito de explorar o campo de gás natural Azulão, que foi descoberto em 1999 e vendido pela Petrobras em 2017, por U$ 54, 5 milhões. A empresa atua em outros estados brasileiros com geração, venda e logística de energia elétrica.

     

    Últimos Artigos

    Sejusc promove Circuito do Orgulho LGBTQIAPN+

    Trio elétrico fará percurso da avenida Amazonas para a Praça Digital Neste ano, a população...

    Parintins: Inscrições abertas para o Curso de Defesa Pessoal Feminina

    250 novas vagas estão disponíveis para mulheres a partir de 13 anos de idade O...

    Novo porto da Manaus Moderna será construído com apoio do governo federal

    Prefeito David Almeida anuncia obra que promete transformar infraestrutura portuária da capital O prefeito de...

    Amazonas Meu Lar impulsiona construção civil e geração de empregos

    Manaus lidera lançamentos imobiliários na região Norte no primeiro quadrimestre do ano O programa Amazonas...

    Mais artigos como este

    Sejusc promove Circuito do Orgulho LGBTQIAPN+

    Trio elétrico fará percurso da avenida Amazonas para a Praça Digital Neste ano, a população...

    Parintins: Inscrições abertas para o Curso de Defesa Pessoal Feminina

    250 novas vagas estão disponíveis para mulheres a partir de 13 anos de idade O...

    Novo porto da Manaus Moderna será construído com apoio do governo federal

    Prefeito David Almeida anuncia obra que promete transformar infraestrutura portuária da capital O prefeito de...