A Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) já alertou que os efeitos da pandemia da covid-19 na saúde mental das pessoas podem ser catastróficas. No Amazonas, a população lida com o medo, o luto e muitos outros sentimentos que envolvem esse momento pandêmico.
Em virtude disso, o vereador manauara, William Alemão (Cidadania), decidiu disponibilizar, por meio de seu gabinete, atendimento terapêutico, on-line e gratuito, de segunda a sábado, no horário das 9h às 18h, por meio de ligação telefônica, conversas ou chamadas de vídeo pelo WhatsApp. Para isso, a pessoa deve entrar em contato, informar nome e disponibilidade de horário para a consulta.
O atendimento será feito pela assessora parlamentar do vereador, terapeuta Cleópatra Vilapouca, que explica como ele será feito. “Crio um ambiente, mesmo que por telefone, de empatia e bem-estar, onde a pessoa vai gradativamente descobrindo a causa de estar se sentindo mal, tratando alguns sintomas que diminuem a angústia do momento”, esclareceu.
Para o vereador William, a ação é importante, pois durante o período de pandemia, os problemas mentais como depressão, ansiedade, solidão e desespero tornaram-se mais frequentes e intensos. “Meu papel como vereador, além de fiscalizar, é também oferecer ajuda e, nesse caso, vimos a necessidade de prestar auxílio terapêutico para essa parcela da população manauara”, destacou.
Leia mais:
Quase metade da população poderá sofrer transtorno mental na pandemia
Saúde mental pede atenção na pandemia; Governo cria plano de ação
Projeto busca regulamentar serviços de psicologia remota no Amazonas
Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta