domingo, junho 1, 2025
More
    HomePoderAmazonasSenado aprova ampliação do teste do pezinho feito no SUS

    Senado aprova ampliação do teste do pezinho feito no SUS

    Publicado em

    Os senadores aprovaram nesta quinta-feira (29) o Projeto de Lei (PL) 5.043/2020, que amplia o número de doenças detectadas através do teste do pezinho feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Esse teste é realizado com a coleta de sangue dos pés dos recém-nascidos nos primeiros dias de vida. A proposta altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069, de 1990).

    Hoje, o teste do pezinho realizado pelo SUS engloba seis doenças. São elas: o hipotireoidismo congênito; a fenilcetonúria; a anemia falciforme; a fibrose cística (também conhecida como mucoviscidose); a hiperplasia adrenal congênita; e deficiência de biotinidase.

    Com a mudança prevista na proposta aprovada pelo Senado, o exame passará a alcançar 14 grupos de doenças, medida que será implementada de forma escalonada, em prazo a ser regulamentado pelo Ministério da Saúde. A ampliação do teste deverá entrar em vigor 365 dias após a publicação da lei originada pelo projeto.

    Pelo texto do projeto, a lista de doenças a serem rastreadas pelo teste do pezinho deve ser revisada periodicamente, com base em evidências científicas e priorizando-se as doenças com maior prevalência no país, com protocolo de tratamento aprovado e incorporado ao SUS.

    Na justificativa ao PL, o autor cita que a versão do teste disponibilizada na rede pública detecta até 6 doenças, enquanto que a versão expandida, encontrada nas redes particulares, faz o diagnóstico de até 53 condições, incluindo as 6 já detectadas pelo teste básico. “De acordo com o princípio da equidade, a triagem neonatal deve ser universal, não sendo aceitável a oferta diferenciada dentro de um mesmo país de painéis de triagem diferenciados”, diz o texto.

    O projeto teve origem na Câmara dos Deputados e é de autoria do deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT). A proposta segue agora para sanção do presidente da República.

    Leia mais:
    Ministério da Saúde usará teste do pezinho para detectar toxoplasmose
    Projeto quer tornar obrigatória a realização do teste do bracinho no AM
    Mulheres têm direito a mapeamento genético do câncer de mama

    Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta

    Últimos Artigos

    Pesquisa revela que Mandioca açucarada é alternativa para a produção de bioetanol

    O estudo foi amparado pelo Programa CT&I Áreas Prioritárias, da Fapeam O uso e a...

    Festival de Parintins 2025 terá 600 mil copos de água grátis

    Iniciativa do Governo do Amazonas visa ampliar acesso à água potável durante os três...

    Mais de 2 mil vagas serão ofertadas no 1º Megafeirão em Manaus

    Feirão acontece nos dias 29 e 30 de maio, no shopping Phelippe Daou, e...

    Investimentos colocam AM entre os estados mais inovadores do Brasil

    Com mais de R$ 860 milhões aplicados desde 2019, estado avança na produção científica...

    Mais artigos como este

    Pesquisa revela que Mandioca açucarada é alternativa para a produção de bioetanol

    O estudo foi amparado pelo Programa CT&I Áreas Prioritárias, da Fapeam O uso e a...

    Festival de Parintins 2025 terá 600 mil copos de água grátis

    Iniciativa do Governo do Amazonas visa ampliar acesso à água potável durante os três...

    Mais de 2 mil vagas serão ofertadas no 1º Megafeirão em Manaus

    Feirão acontece nos dias 29 e 30 de maio, no shopping Phelippe Daou, e...