domingo, junho 22, 2025
More
    HomeSociedadeAmazonasSejusc entrega 89 novas Carteiras para a Pessoa com Deficiência

    Sejusc entrega 89 novas Carteiras para a Pessoa com Deficiência

    Publicado em

    A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) iniciou, nesta quarta-feira (10/02), a entrega de um novo lote da Carteira de Identificação para a Pessoa com Deficiência. O documento substitui o laudo médico e garante acesso prioritário a diversos serviços públicos e privados. Ao todo, 89 carteiras fazem parte do novo lote, que deve ser distribuído nas próximas semanas.

    O documento atende ao art. 110, da Lei Promulgada nº 241/2015, sendo um comprovante de prioridade que pode ser apresentado em hospitais da rede pública e privada, agências bancárias, caixas eletrônicos, supermercados, instituições públicas e privadas, além do transporte de passageiros, seja ele municipal, intermunicipal, rodoviário, fluvial ou aéreo.

    A secretária titular da Sejusc, Mirtes Salles, destacou que a carteira é mais um mecanismo do órgão para fortalecer o Estatuto da Pessoa com Deficiência. “Temos mais de 300 carteiras sendo produzidas para entregar para essas crianças, mães, para que possam ter mais acessibilidade e a sua identificação em mãos, caso necessitem”, afirmou.

    De acordo com a secretária executiva da Pessoa com Deficiência da Sejusc, Lêda Maia, qualquer pessoa com deficiência pode se cadastrar e ter acesso ao benefício. “Com a carteira, essas mães e pais não precisam mais continuar andando com vários laudos médicos e atestados para comprovar a deficiência dos seus filhos, principalmente para as crianças autistas que nós sabemos que não é visível e, às vezes, essas mães enfrentam preconceito em filas de bancos e supermercados, por exemplo”, disse.

    Conquista – Para a dona de casa Amanda Oliveira, que é mãe da pequena Isabela, o auxílio dado pela Sejusc vai ajudar na mobilidade da criança. “No caso da minha filha, como ela é autista, não está estampado que ela possui esse transtorno, logo, com essa identificação, vejo uma segurança para mim e para ela ser respeitada e honrada pela sociedade. Muitas pessoas não entendiam o porquê do comportamento dela e eu sei que agora muita coisa vai mudar a partir dessa carteira”, disse.

    Solicitação – A Carteira da Pessoa com Deficiência terá duas formas de validação, dependendo do tipo de deficiência. Para o caso de deficiência permanente, ela deverá ser autenticada a cada cinco anos. O documento também poderá ser temporário, quando precisará ser regularizado a cada 12 meses.

    Para obter a Carteira, os interessados (responsáveis ou PcDs) poderão solicitar o documento por meio do aplicativo Sasi, disponível para download em celulares com sistema Android e iOS, ou por meio do telefone (92) 8483-5963.

    Pelo app, o interessado deverá ativar o cadastro com o código “SJPCD”. Em seguida, ele preencherá um formulário e deverá encaminhar parte dos documentos solicitados, por meio de foto pela própria plataforma. Em seguida, uma auditoria on-line será realizada para comprovar a autenticidade das informações, ao passo que o aplicativo informará o andamento da solicitação.

    Leia mais:
    Com coletas em domicílio, Sejusc amplia meios de doação
    Proposta quer isentar idosos e deficientes de pagar Zona Azul
    Manaus poderá ter semáforos sonoros para deficientes visuais

    Informações Assessoria

    Últimos Artigos

    Sejusc promove Circuito do Orgulho LGBTQIAPN+

    Trio elétrico fará percurso da avenida Amazonas para a Praça Digital Neste ano, a população...

    Parintins: Inscrições abertas para o Curso de Defesa Pessoal Feminina

    250 novas vagas estão disponíveis para mulheres a partir de 13 anos de idade O...

    Novo porto da Manaus Moderna será construído com apoio do governo federal

    Prefeito David Almeida anuncia obra que promete transformar infraestrutura portuária da capital O prefeito de...

    Amazonas Meu Lar impulsiona construção civil e geração de empregos

    Manaus lidera lançamentos imobiliários na região Norte no primeiro quadrimestre do ano O programa Amazonas...

    Mais artigos como este

    Sejusc promove Circuito do Orgulho LGBTQIAPN+

    Trio elétrico fará percurso da avenida Amazonas para a Praça Digital Neste ano, a população...

    Parintins: Inscrições abertas para o Curso de Defesa Pessoal Feminina

    250 novas vagas estão disponíveis para mulheres a partir de 13 anos de idade O...

    Novo porto da Manaus Moderna será construído com apoio do governo federal

    Prefeito David Almeida anuncia obra que promete transformar infraestrutura portuária da capital O prefeito de...