O Prosai vai fortalecer o turismo em Parintins ao transformar parques e praças em espaços qualificados de convivência e lazer, integrando essas áreas à dinâmica urbana da cidade, no interior do Amazonas.
O programa, executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), prevê a implantação e requalificação de parques, novas praças e áreas de convivência que valorizem elementos naturais como a Lagoa da Francesa e o Canal dos Palmares.
Com investimento total de US$ 87,5 milhões, o Prosai em Parintins representa o maior aporte já realizado em um município do interior do Amazonas, contemplando ações integradas de saneamento, habitação, urbanização e reflorestamento.
Espaços públicos planejados para acolher visitantes e moradores
Segundo o secretário da Sedurb e da UGPE, Marcellus Campêlo, os espaços públicos reformulados têm como objetivo tornar a cidade mais acolhedora tanto para residentes quanto para turistas. As intervenções contemplam designs que favorecem circulação, convivência e integração com o ambiente natural.
A transformação de áreas públicas deve contribuir para descentralizar o fluxo de visitantes, estimular a circulação em diferentes pontos da cidade, fortalecer o comércio local e ampliar a permanência de turistas ao longo do ano, inclusive em períodos fora do principal calendário de eventos.
Aposta no turismo além de datas festivas
O Prosai também mira oportunidades para ampliar a atratividade turística ao longo de todo o ano, considerando eventos como a temporada de cruzeiros fluviais, o carnaval local com Carnailha e Carnaboi, festividades religiosas e, principalmente, o tradicional Festival Folclórico de Parintins.
Integração com urbanização e qualidade de vida
As obras previstas pelo Prosai de Parintins vai além da requalificação de espaços de lazer e convivência, inserindo-se em um contexto mais amplo que já inclui saneamento básico com água tratada e rede de esgoto em execução, e outras intervenções urbanísticas que buscam promover melhor qualidade de vida à população.


