De autoria do senador Dário Berger (MDB), presidente da Comissão de Educação do Senado Federal, o Projeto de Lei 2775/2020 quer garantir que alunos da rede pública de ensino do país tenham acesso gratuito a aulas on-line, por meio de conexões fixas e móveis de banda larga, no período da emergência decorrente do novo coronavírus. De acordo com dados divulgados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), há cerca de 4,8 milhões de crianças e adolescentes, na faixa dos 9 aos 17 anos, que não possuem acesso a internet em casa.
As aulas pela internet são uma alternativa para que crianças e adolescentes não parem de estudar durante o período de pandemia. A proposta do senador Dário pode garantir que operadoras não cobrem o uso dos dados quando alunos da rede pública de ensino participarem de aulas virtuais. Como contrapartida, as operadoras teriam descontos na hora de contribuir com o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicação (Fust).
A medida será válida para planos de internet nas modalidades pós-paga e pré-paga. O benefício pode durar até um ano após o fim da pandemia do coronavírus.
Na justificativa do projeto, o parlamentar argumentou que “com o isolamento social estabelecido como alternativa de enfrentamento à epidemia do coronavírus, o acesso à internet em banda larga tornou-se, ainda mais, um insumo fundamental no dia a dia das pessoas, que passaram a trabalhar e a estudar remotamente. Na educação, sobretudo, o impacto que esse acesso provoca faz a diferença na formação de milhões de jovens hoje privados de aulas presenciais”.
Segundo dados do levantamento divulgado pela Unicef e que foi feito pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (Nic.br), entre aqueles que não tem acesso a internet em casa, alguns até conseguem acessar a rede de outros locais, como escolas, telecentros ou outros espaços, isso antes da medida de isolamento social. A pesquisa foi feita em entre outubro de 2019 e março de 2020.
Ao todo, os que não tem nenhum tipo de acesso a internet, chegam a 11% da população nessa faixa etária, a exclusão é bem mais entre crianças e adolescentes que vivem nas áreas rurais, onde a porcentagem daqueles que não tem acesso pode chegar até 25%. Nas regiões Norte e Nordeste, o percentual é de 21% e entre os domicílios de classe D e E, são de 20%.
O projeto do senador Dário Berger pode ser acessado na íntegra aqui
Leia mais:
Nova York decide manter escolas fechadas pelo resto do ano letivo
“Merenda em Casa” deve atender mais de 400 mil alunos no Amazonas
Programa ‘Aula em Casa’ vai alcançar 180 mil alunos de Manaus
Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta