O Bioma da Amazônia representa 40% do território brasileiro e corresponde a mais de 5.000.000 km² em área. Nos seus ecossistemas é possível encontrar uma vasta extensão de água doce, florestas de igapó, florestas densas, matas de várzea e muito mais, onde estão os animais que tornam a região ainda mais rica e diversa.
Diversidade da Fauna Amazônica
Pesquisadores apontam que existem cerca de 30 milhões de espécies de animais na Amazônia, porém nem todos foram encontrados. Com tamanha riqueza, a Embrapa aponta que só em espécies de peixes são mais de 1.800 localizados; aves, 1.300.
O ICMBio ressalta ainda que a Amazônia é o bioma brasileiro com maior riqueza de espécies da fauna, abrigando mais de 73% das espécies de mamíferos e 80% das de aves existentes no território nacional.
Conheça os Principais Animais da Fauna da Amazônia
Nos rios pode-se encontrar o boto cor-de-rosa, peixe-boi, sem contar nos enormes peixes, como o pirarucu. Na terra, onças pintadas, tamanduás e diversos macacos compõem a fauna. Não se pode deixar de mencionar os anfíbios, como os sapos e pererecas. No ar, os tucanos, araras e uma infinidade de pássaros, com seus sons e cores peculiares.
O Portal Gazeta da Amazônia separou uma lista com os principais animais da fauna da Amazônia. Confira:
Onça-Pintada
A onça-pintada, espécie Panthera onca, é considerada o maior felino do Brasil e Américas – Podem ultrapassar os 150kg!
Esta espécie possui coloração amarelada com rosetas pretas, mas também podem ser encontradas na tonalidade escura (alguns animais apresentam o melanismo). São carnívoras e considerados solitários.

Boto Cor-de-Rosa
O Boto cor-de-rosa, espécie Inia geoffrensis, é considerado o “golfinho do Rio Amazonas”. Ele pode ultrapassar os 200kg. Destaca-se pela sua inteligência e agilidade. A possibilidade de virar a cabeça num ângulo de 90 graus lhes permite manobrar árvores e pedras no caminho. Também são animais solitários.

Peixe-Boi
O peixe-boi da Amazônia, Trichechus inunguis, são mamíferos aquáticos. Alimentam-se de algas, capim aquático e aguapés e podem pesar 300kg.
No período de inverno, é quando ele se alimenta, armazenando a comida, para a época de escassez (verão). Vive solitário, até chegar o período de seca, quando se junta a grupos de outros peixes-boi.

Bicho-Preguiça
O Bicho-Preguiça, Bradypus variegatus, alimenta-se de folhas e é considerada um animal pacífico. Como proteção, camufla-se ao se deparar com algum predador. Adora dormir (cerca de 14 horas diárias) e pode-se encontrá-la em pequenos grupos.
Suas garras servem para que consiga escalar árvores.

Sucuri
A sucuri-verde, Eunectes murinus, faz parte do grande grupo de serpentes e podem atingir mais de cinco metros de comprimento. São carnívoras, mas não possuem veneno – utilizando, então, sua força para matar a caça.
Na sua lista de presas estão animais aquáticos e terrestres, como as capivaras e até mesmo jacarés. Também recebem o nome de anaconda verdadeira!

Animais mais Icônicos da Amazônia
Além dessa lista, não se pode esquecer de mencionar o grupo de animais com o maior número de espécies diferentes, que são os artrópodes, isto é: insetos, aranhas e crustáceos.
Pesquisas apontam a existência, de pelo menos, 2.5 milhões de espécies na Amazônia. Catalogados, observa-se a presença de cerca de 100 mil espécies, dentre abelhas (média 600 espécies); formigas (média 1.000 espécies), borboletas (média 2.000 espécies), entre outros.
Riqueza e Importância da Vida Animal na Amazônia
É inegável a importância da fauna na Amazônia! Para a comunidade ribeirinha, estes animais permeiam a cultura e crenças, como é o caso do Boto cor-de-rosa. Servem ainda como remédios e tratamentos, como a gordura do peixe-boi usada para fazer pomadas.
A vida animal na Amazônia desempenha papéis multifacetados, desde a polinização de plantas até a regulação do ciclo da água e a manutenção da biodiversidade. Todo esse conjunto desempenha ainda um importante papel no seu habitat.
Yanka Senna*