sábado, dezembro 27, 2025
More
    HomeSaúdePrimeiro caso de coronavírus é confirmado no sistema prisional do Amazonas

    Primeiro caso de coronavírus é confirmado no sistema prisional do Amazonas

    Publicado em

    A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informou que um interno do Centro de Detenção Provisória Masculino 1 (CDPM 1) foi testado positivo para o novo coronavírus nesta quarta-feira (22). Esse é o primeiro caso de Covid-19 registrado no sistema prisional do Amazonas. Conforme boletim divulgado, nesta quarta-feira, pela FVS-AM, o estado tem 2.479 casos confirmados da doença, com 207 mortes.

    De acordo com a Seap, o presidiário está internado no Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo, Zona Leste de Manaus, e seu quadro de saúde é considerado estável. A secretaria informou ao G1, na última sexta-feira (17), que o sistema prisional do estado tem um total de 5.742 internos.

    A Seap informou que o preso diagnosticado com Covid-19 deu entrada no sistema prisional no dia 25 de março, em cumprimento a prisão temporária de 30 dias. Ele ficou em quarentena em uma cela da enfermaria, por conta da baixa imunidade e do risco de infecção de uma cirurgia de colostomia a que havia sido submetido no mês de janeiro, quando ainda estava em liberdade.

    No dia 2 de abril, após passar mal, ele foi levado ao Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto. De acordo com a Seap, na ocasião, foi realizado o teste para o novo coronavírus, e o resultado foi negativo. Ao retornar para a unidade prisional, o interno permaneceu isolado na enfermaria, ou seja, sem contato com os demais detentos.

    Devido ao estado debilitado, o interno foi levado para uma nova consulta no último dia 16 de abril, no Platão Araújo, onde ficou internado. No início desta tarde, o exame apontou resultado positivo para a Covid-19.

    A Seap informou, por meio de nota, que não há outros detentos infectados ou com sintomas da doença nas unidades prisionais. A secretaria informou ao G1 que a quarentena é destinada a todos os detentos que entram no sistema prisional desde o início da pandemia. Só no último mês, 440 internos deram entrada no sistema.

    Sistema prisional do AM em atenção

    A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informou ao G1 que, apesar da capacidade de 3.508 internos, os presídios do Amazonas comportam 5.742 presos. Os internos que pertencem ao grupo de risco foram separados dos demais, de acordo com orientação das autoridades de saúde.

    A secretaria também informou que nenhum agente penitenciário foi afastado ou apresentou sintomas do novo coronavírus. “Todos os agentes penitenciários realizam procedimentos de higienização, bem como utilizam os EPI’s necessários para o trabalho com segurança”, informou, por meio de nota.

    Conforme a Seap, as equipes de saúde das unidades intensificaram os trabalhos de verificação de possíveis sintomas do Covid-19 em internos, bem como tem fiscalizado a utilização de álcool em gel, máscaras e EPI’s por parte dos colaboradores das unidades prisionais.

    As visitas às unidades prisionais de todo o Amazonas vão seguir suspensas, desta vez com prazo previsto até o dia 30 de abril. A intenção é evitar a circulação e aglomeração de pessoas, e impedir a propagação da doença nos estabelecimentos penitenciários.

    As visitas às unidades prisionais estão suspensas desde 14 de março de 2020, em decorrência do protocolo de ações preventivas ao novo coronavírus instituído pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e do Conselho Nacional de Secretários de Estado e Justiça (Consej).

    Para que os internos mantenham contato com seus familiares, a Seap disponibiliza as televisitas, onde o interno faz contato com um familiar por videochamadas. O mesmo acontece com a criação do videoparlatório, onde os internos têm seus atendimentos jurídicos garantidos.

    Coronavírus no Amazonas

    Com 209 novos casos confirmados, o Amazonas já registra 2.479 pessoas contaminadas pelo novo coronavírus, conforme boletim divulgado, nesta quarta-feira (22), pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM). O estado registra um total de 207 mortes causadas pela Covid-19, enquanto o número de pacientes recuperados da doença chega a 879.

    Conforme a FVS-AM, 1.203 casos confirmados da Covid-19 no Amazonas estão em isolamento social ou domiciliar. Dos casos confirmados no Amazonas, 1.958 foram registrados em Manaus. Outros 32 municípios também registram casos confirmados da Covid-19, sendo que Manacapuru apresenta o maior número, com 230 confirmados e 14 mortes.

    Leia mais:
    Manacapuru registra dobro de casos de Covid-19 em uma semana
    O que levou o Amazonas a explosão de casos de Covid-19?
    Prefeito de Manaus chora e pede ajuda

    *Reportagem do G1/Amazonas

    Últimos Artigos

    Segurança pública no Amazonas registra avanços em 2025 após investimentos em tecnologia e reforço policial

    Segurança pública no Amazonas apresentou avanços significativos ao longo de 2025, segundo balanço divulgado...

    Licenciamento Ambiental Especial entra em vigor e pode destravar obra da BR-319

    Nova lei estabelece prazo máximo de 12 meses para análise ambiental de obras estratégicas Licenciamento...

    IA do Senai conecta profissionais ao mercado e orienta carreiras

    IA do Senai é a nova aposta da instituição para apoiar a orientação profissional...

    IPVA 2026 no Amazonas: calendário de pagamento, descontos e novas isenções

    O IPVA 2026 no Amazonas já tem calendário de pagamento definido pela Secretaria de...

    Mais artigos como este

    Segurança pública no Amazonas registra avanços em 2025 após investimentos em tecnologia e reforço policial

    Segurança pública no Amazonas apresentou avanços significativos ao longo de 2025, segundo balanço divulgado...

    Licenciamento Ambiental Especial entra em vigor e pode destravar obra da BR-319

    Nova lei estabelece prazo máximo de 12 meses para análise ambiental de obras estratégicas Licenciamento...

    IA do Senai conecta profissionais ao mercado e orienta carreiras

    IA do Senai é a nova aposta da instituição para apoiar a orientação profissional...