A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), em parceria com a Uniarte Manaus, a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult) e o Manaus Plaza Shopping, inauguram nesta segunda-feira, 19/4, a exposição de artesanato ‘Expo Indígena’, em comemoração ao Dia do Índio, no Manaus Plaza Shopping, localizado na avenida Djalma Batista, 2.100, bairro Chapada, zona Centro-Sul.
A exposição terá comercialização das peças tribais expostas e contará com a participação de 40 artesãos locais que trabalham com arte indígena. A exposição foi idealizada pelo departamento de Economia Solidária e Criativa da Semtepi, a fim de reconhecer a importância dessa categoria para a economia e sustentabilidade da região.
“Sabemos que ainda estamos vivendo uma época pandêmica, e todo cuidado será tomado. Jamais deixaríamos essa data passar despercebida sabendo das peças incríveis que são confeccionadas por nossos artesãos”, destacou o diretor de Economia Solidária e Criativa da Semtepi, Sidney Magalhães.
Seguindo as diretrizes do prefeito David Almeida, a Semtepi tem como objetivo unir os artesãos e oferecer espaço e estrutura para exposição e venda de seus produtos, além de promover capacitação empreendedora como forma de reforçar a renda de várias famílias em Manaus.
A exposição acontecerá até o dia 25 de abril, das 10h às 22h, na praça de alimentação do Manaus Plaza Shopping. Uma programação musical está sendo agendada pela ManausCult e na abertura do evento haverá um ritual indígena com a tribo Tupinambá, pertencente à aldeia São João Batista e ligada ao Cacique Brás de Tapajós.
Leia mais:
Famosos compartilham vídeo com mensagem de indígenas a Biden
Indígenas e quilombolas receberão 5,5 mil cestas básicas em Manaus
Indígenas do AM mantém venda da arte mesmo durante a pandemia