terça-feira, junho 24, 2025
More
    HomePoderPEC propõe redução de férias para deputados no Amazonas

    PEC propõe redução de férias para deputados no Amazonas

    Publicado em

    Com o seu sétimo mandato, o deputado Belarmino Lins (PP) propôs uma medida que está dividindo opiniões na Assembleia Legislativa. Na última terça-feira(22), o parlamentar apresentou uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que reduz de 45 para 30 dias o recesso parlamentar.

    Atualmente, o artigo 29 da Constituição do Estado diz que a Assembleia deve se reunir anualmente de 1º de fevereiro a 16 de julho, e de 1º de agosto a 31 de dezembro. Caso a PEC seja aprovada, os deputados irão abrir mão dos 15 dias do mês de julho e ficarão apenas com os 30 dias do recesso de fim de ano, retornando às atividades no dia 1º de fevereiro.

    “Se a massa trabalhadora dispõe de 30 dias para descansar, por que os deputados têm que ser diferenciados ? Isso não tem sentido uma vez que os parlamentares são operários do povo, é preciso que haja a equiparação”, argumentou Belão.

    O deputado Serafim Corrêa(PSB), um dos decanos da Casa, afirmou que é favorável à proposta independente de ser deputado ou funcionário.

    “Todos devem ter 30 dias de férias e isso deve ser uniformizado. Então, votarei a favor da proposta do ilustre deputado Belarmino Lins”, pontuou.

    Já o deputado Saullo Viana (PTB) não concordou com a proposta e disse que usa o recesso para realizar atividades externas no interior.

    “Uma das coisas que faço no recesso parlamentar é visitar as bases do interior para poder conversar com as pessoas e entender as necessidades dos municípios para, por meio do mandato, poder intervir e ajudar. O recesso para mim é usado para visitar o interior e sou contra não ter o recesso no meio do ano”, declarou.

    Recesso parlamentar

    Não é a primeira vez que Belão propõe uma medida para redução do recesso parlamentar. Em 2005, quando exercia o primeiro mandato como presidente da Aleam, Belarmino apresentou outra PEC visando a redução para 45 dias do longo recesso de 90 dias que então vigorava nas Casas Legislativas do país.

    A PEC foi aprovada por unanimidade sendo destacada pela União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale), que, à época, promoveu grande campanha nacional pela redução do recesso parlamentar em todas as Assembleias Legislativas.

    Leia mais:
    Após cumprir agenda no interior, Joana testa positivo para Covid-19

    Líder do PT anuncia “super” pedido de impeachment contra Bolsonaro
    Repórter é agredido e ameaçado por assessores do prefeito de Itacoatiara

    Últimos Artigos

    Amazonas registra queda de 16,35% nos homicídios dolosos em 2024

    Dados do Ministério da Justiça colocam o estado com a quarta maior redução da...

    Limpa Crédito: Afeam intensifica regularização de dívidas em Parintins

    Com o objetivo de facilitar a regularização de dívidas e reinserir empreendedores inadimplentes no...

    Subvenção Econômica da Juta e Malva: Governo do Amazonas lança edital

    O governador Wilson Lima assinou, neste sábado (21/06), o edital da Subvenção Econômica da...

    Receitas de canetas emagrecedoras serão retidas na farmácia

    A partir desta segunda-feira (23), farmácias e drogarias começam a reter receitas de medicamentos...

    Mais artigos como este

    Amazonas registra queda de 16,35% nos homicídios dolosos em 2024

    Dados do Ministério da Justiça colocam o estado com a quarta maior redução da...

    Limpa Crédito: Afeam intensifica regularização de dívidas em Parintins

    Com o objetivo de facilitar a regularização de dívidas e reinserir empreendedores inadimplentes no...

    Subvenção Econômica da Juta e Malva: Governo do Amazonas lança edital

    O governador Wilson Lima assinou, neste sábado (21/06), o edital da Subvenção Econômica da...