Estão abertas as inscrições para as oficinas gratuitas de formação audiovisual “Luz, Câmera, Ação: Poéticas da Criação”, voltadas para pessoas a partir de 14 anos. Com 60 vagas disponíveis, o curso oferece uma imersão no processo criativo do cinema, destacando a ficção amazonense. As aulas começam no dia 11 de agosto e podem ser feitas pelo Portal da Cultura do Amazonas: www.cultura.am.gov.br.
Promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o curso será realizado no histórico Centro Cultural Palacete Provincial, no centro de Manaus. As oficinas ocorrem das 13h às 16h, em encontros de duas a três vezes por semana durante três meses, totalizando 29 encontros com carga horária intensiva.
A edição de 2025 tem como tema “O Cinema Criativo: A arte de cada um e as referências de obras literárias da ficção amazonense”, com orientação do cineasta, ator e roteirista amazonense Wander Luís. O projeto incentiva a reflexão crítica, a filosofia e a poética para a criação audiovisual, levando cada participante a produzir seu próprio curta-metragem ao final do curso.
Segundo Wander Luís, a iniciativa nasceu para conectar o cinema às grandes obras literárias, proporcionando aos alunos referências culturais profundas. “Nosso público é muito diverso, incluindo jovens e pessoas com mais de 65 anos, o que mostra que a arte é para todas as idades e mantém o ser humano sempre em aprendizado”, destaca.
A aula inaugural, marcada para 11 de agosto, contará com palestra do cineasta Sérgio Cardoso, que abordará os desafios e encantos do fazer cinematográfico.
O curso oferece ainda conteúdos sobre a influência da literatura no cinema, técnicas de roteirização, construção narrativa, produção audiovisual, atuação diante das câmeras, registro de making of, fotografia still, entre outros temas. Sessões comentadas de trechos de clássicos do cinema, dinâmicas em grupo e rodas de debate também fazem parte da programação.
Uma novidade para esta edição é a apresentação de autores amazonenses, estimulando a leitura e valorização da literatura regional como fonte de inspiração para narrativas ficcionais no cinema.
Serviço
-
O quê: Oficinas Motivacionais de Cinema – “O Cinema Criativo: A arte de cada um e as referências de obras literárias da ficção amazonense”
-
Público-alvo: Estudantes da rede pública, iniciantes e interessados a partir de 14 anos
-
Vagas: 60
-
Local: Centro Cultural Palacete Provincial, Manaus
-
Duração: 3 meses, início em 11 de agosto
-
Horário: 13h às 16h
-
Formato: Oficinas presenciais (teóricas e práticas)
-
Inscrições: www.cultura.am.gov.br


