HomeEm AltaManaus terá Hospital-Dia para reduzir fila de cirurgias eletivas no SUS

Manaus terá Hospital-Dia para reduzir fila de cirurgias eletivas no SUS

Publicado em

Nova unidade da Prefeitura será construída no Parque Mosaico e promete agilizar procedimentos de média complexidade

A Prefeitura de Manaus anunciou a construção do primeiro Hospital-Dia Municipal, com foco em cirurgias eletivas e procedimentos ambulatoriais de média complexidade. A ordem de serviço está prevista para o fim de outubro de 2025. O anúncio foi feito pelo prefeito David Almeida, durante a reinauguração da Policlínica José Antônio da Silva, na zona Norte.

A unidade será implantada no Parque Mosaico, zona Oeste, e deve contribuir diretamente para a redução da fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS) em Manaus. A proposta é agilizar procedimentos cirúrgicos de alta demanda e ampliar o acesso à saúde pública com mais eficiência.

Estrutura moderna e funcional

O Hospital-Dia terá cerca de 3,5 mil metros quadrados de área construída. A estrutura inclui 20 leitos, três salas cirúrgicas, duas salas de procedimento, sala de recuperação pós-anestésica com quatro leitos, ambulatório com 10 consultórios, além de farmácia, posto de enfermagem, cozinha, lavanderia, central de esterilização e espaços de apoio.

Entre os procedimentos que poderão ser realizados estão cirurgias de catarata, pterígio, hérnia, vesícula, laqueadura, além de intervenções dermatológicas e ginecológicas. O objetivo é desafogar o Sistema de Regulação (Sisreg) e dar agilidade a pacientes que aguardam atendimento há meses.

Modelo do Ministério da Saúde

A unidade funcionará no modelo Hospital-Dia, recomendado pelo Ministério da Saúde, com atendimento em regime de curta permanência, de até 12 horas. Isso permite a realização de cirurgias sem necessidade de internação prolongada, com segurança e acolhimento.

Segundo a Prefeitura, o projeto faz parte da ampliação da cobertura da média complexidade no município. Desde 2021, Manaus passou de 47% para 92% de cobertura na atenção primária e reformou mais de 100 unidades de saúde.

Avanço na rede municipal

Com a nova unidade, a Prefeitura de Manaus busca consolidar uma política pública de saúde centrada em resolutividade, rapidez e humanização. O Hospital-Dia deve representar uma virada de chave no atendimento ambulatorial e na capacidade de resposta do SUS na capital.

Últimos Artigos

Governo do Amazonas envia Base Arpão 1 para o município de Jutaí

O fortalecimento da segurança pública nas calhas dos rios amazonenses ganhou um novo capítulo...

Justiça autoriza e Bolsonaro deixa hospital para cumprir prisão domiciliar

O ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu alta na manhã desta sexta-feira (27) e já deixou...

STF proíbe que iniciativa privada assuma concessão florestal em áreas protegidas

O Supremo Tribunal Federal (STF) consolidou uma importante interpretação jurídica que impede a concessão...

Remédios para Alzheimer e Parkinson têm redução nas tarifas de importação

Em uma movimentação estratégica para o mercado interno, o Governo Federal anunciou a desoneração...

Mais artigos como este

Governo do Amazonas envia Base Arpão 1 para o município de Jutaí

O fortalecimento da segurança pública nas calhas dos rios amazonenses ganhou um novo capítulo...

Justiça autoriza e Bolsonaro deixa hospital para cumprir prisão domiciliar

O ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu alta na manhã desta sexta-feira (27) e já deixou...

STF proíbe que iniciativa privada assuma concessão florestal em áreas protegidas

O Supremo Tribunal Federal (STF) consolidou uma importante interpretação jurídica que impede a concessão...