domingo, outubro 26, 2025
More
    HomePoderBrasilMaioria quer impeachment e Bolsonaro é mais rejeitado que rivais, diz pesquisa

    Maioria quer impeachment e Bolsonaro é mais rejeitado que rivais, diz pesquisa

    Publicado em

    A primeira pesquisa realizada após os embates que culminaram com a saída do ex-juiz Sergio Moro do Ministério da Justiça aponta que a maioria da população agora quer o impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Os números coletados pela consultoria Atlas Político entre os dias 24 e 26 de abril mostram também que o chefe do Executivo já tem avaliação negativa maior do que a de adversários cujo desgaste junto à população é notório, como o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Foram ouvidas 2.000 pessoas em todo o país, e os dados foram divulgados pelo jornal “El País”.

    Você é contra ou a favor do impeachment de Jair Bolsonaro?

    De acordo com os números, o índice dos que agora defendem um impeachment do presidente passou de 45% para 54% entre março e abril. Por outro lado, os que são contrários à saída do chefe do Executivo foram de 45% para 37%. Os que não sabem foram de 7% para 9%. É a primeira vez que o apoio ao impeachment alcança mais da metade da população brasileira. Há 11 meses, em maio do ano passado, só 38% apoiavam o impeachment.

    Os pedidos de impeachment de Bolsonaro são impulsionados pela forte piora na avaliação do governo. Na pesquisa de abril, 49% consideraram o presidente ruim ou péssimo. Esse grupo era de 41% em março. Já os que acham o governo regular passaram de 33% para 28%. Aqueles que veem Bolsonaro como ótimo ou bom, que eram 26% em março, agora são 21%. Em relação a fevereiro, quando foi feita a primeira pesquisa de 2020, a avaliação negativa subiu 11 pontos, e a positiva caiu 8 pontos.

    Além disso, em relação ao desempenho pessoal do presidente, são 64,4% os que o desaprovam e 30,5$ os que aprovam. Outros 5,1 não sabem. Há apenas dez dias a aprovação era de 37,6% e a deaprovação era de 58,2%.

    Em contraposição a Bolsonaro, a avaliação do agora ex-ministro Sergio Moro segue melhorando. Em abril, os que o avaliam positivamente são 57,3%, e os que veem sua atuação como negativa são 31,2%. Aqueles que não sabem ou não responderam são 11,7%. Em março os números eram 54,4%, 37,2% e 8,4%, respectivamente.

    O Atlas Político também mediu a imagem de líderes políticos brasileiros junto à população, e os dois mais bem avaliados são justamente os ministros que entraram em atrito com Bolsonaro. Luiz Henrique Mandetta, demitido pelo Ministério da Saúde, alcança 63% de avaliação positiva (23% negativa), e Sergio Moro é avaliado positivamente por 57% (37% o reprovam).

    O terceiro da lista é Paulo Guedes, ministro da Economia, que tem sido escanteado por Bolsonaro nos debates sobre a retomada da economia. Ele tem 40% de avaliação positiva e 38% de avaliação negativa.

    Bolsonaro vem em seguida, com 30% de avaliação positiva. Contudo, é o mais reprovado entre todos os nomes analisados: 65% avaliam negativamente o presidente. Isso acontece porque, no caso de Bolsonaro, o índice dos que disseram não saber é o menor entre os de todas as autoridades: apenas 5%.

    Os grandes adversários do presidente têm rejeição menor que a dele. O ex-presidente Lula, por exemplo, é aprovado por 29% e rejeitado por 60% dos brasileiros. O governador de São Paulo, João Doria, tem 28% de avaliação poitiva e 50% de avaliação negativa. Um pouco abaixo, mais ou menos na mesma faixa, aparecem o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (24% positiva e 56% negativa), o ex-ministro Ciro Gomes (24% positiva e 55% negativa), o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (23% positiva e 55% negativa), e o apresentador de TV Luciano Huck (22% e 48%). Chama a atenção o fato de a rejeição ao presidente da Câmara, hoje o principal alvo das manifestações do grupo bolsonarista, ter rejeição 10 pontos menor que a de Bolsonaro.

    A íntegra da pesquisa pode ser conferida no site do Atlas Político: https://www.atlasintel.org/poll/atlas-br-042620

    Leia mais:
    Mandetta diz que Bolsonaro ‘exonerou a ciência’ ao demiti-lo
    Lula pede adesão ao ‘fora, Bolsonaro’
    Joice protocola impeachment de Bolsonaro na Câmara

    *Reportagem O Tempo

    Últimos Artigos

    Servidores da CCM terão abono natalino garantido em dezembro

    Os servidores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) receberão abono natalino no mês de...

    Manaus celebra 356 anos: da fundação à metrópole amazônica

    A capital amazonense Manaus celebra 356 anos nesta sexta-feira (24/10), reafirmando sua importância histórica,...

    Manaus abre programação natalina com neve artificial e pista de gelo

    A magia do Natal chegou oficialmente a Manaus. A Prefeitura lançou, nesta quinta-feira (23),...

    Sine Manaus oferece 365 vagas de emprego em diferentes áreas nesta quinta-feira 23/10

    O Sine Manaus oferece 365 vagas de emprego nesta quinta-feira, 23/10, em diversas áreas...

    Mais artigos como este

    Servidores da CCM terão abono natalino garantido em dezembro

    Os servidores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) receberão abono natalino no mês de...

    Manaus celebra 356 anos: da fundação à metrópole amazônica

    A capital amazonense Manaus celebra 356 anos nesta sexta-feira (24/10), reafirmando sua importância histórica,...

    Manaus abre programação natalina com neve artificial e pista de gelo

    A magia do Natal chegou oficialmente a Manaus. A Prefeitura lançou, nesta quinta-feira (23),...