HomeSociedadeLicenciamento anual: proprietários de veículos com final de placa 0 têm até...

Licenciamento anual: proprietários de veículos com final de placa 0 têm até dia 29 para se regularizar

Publicado em

Os proprietários de veículos com placa final 0 têm até o 29 de dezembro para regularizar o licenciamento anual do seu automotor. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), no estado, mais de 80% desses veículos ainda não foram licenciados.

Ao todo, a frota com placa final 0 no Amazonas é de 95.644 veículos. Desse quantitativo, apenas 18.416 estão adimplentes e 77.228 não efetuaram o pagamento até o dia 15 deste mês.

Na capital, 16.461 veículos estão licenciados e 62.582 ainda não. Já no interior, o número de veículos que ainda não foram regularizados é de 14.646.

Caso o pagamento não seja efetuado até o dia do vencimento, o condutor terá que pagar uma multa por atraso, no valor de R$ 293,47, e o proprietário ainda perde sete pontos na CNH. Além disso, o veículo já está passível de ser removido em blitz.

Após o pagamento em atraso, o proprietário também precisará fazer a vistoria do veículo para conseguir obter o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico (CRLV-e), que é obrigatório para trafegar.

Taxas e pagamentos

O licenciamento se baseia na quitação do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e de eventuais multas, caso o veículo as tenha. Desde o ano passado, o pagamento do Seguro Obrigatório DPVAT foi suspenso pelo Governo Federal.

Para pagar o licenciamento, o usuário pode optar pelo boleto bancário ou cartão de crédito. Caso seja no cartão, o serviço deve ser feito por meio de uma das financeiras credenciadas no Detran-AM. Elas podem parcelar em até 12 vezes.

O órgão de trânsito ressalta que, além do desconto habitual do IPVA para quem paga o tributo adiantado, em 2022 os usuários passaram a contar com um novo desconto de 20% no valor total do imposto.

Dívida ativa

Para os proprietários de veículos que estão em atraso há mais de dois anos, é importante consultar a Procuradoria Geral do Estado (PGE) para verificar se a dívida do IPVA não foi incluída na Dívida Ativa Estadual. Se isso ocorreu, o licenciamento em atraso deve começar pela PGE, que tem condições específicas de pagamento.

O atendimento para Dívida Ativa de veículos pode ser feito via WhatsApp, pelo número (92) 99403-4980.

Leia mais:
Detran-AM reduz carga horária de aulas práticas para obtenção de CNH
Taxas do Detran-AM poderão ser pagas por meio do Pix
Detran-AM alerta sobre notícias falsas envolvendo o programa CNH Social

Últimos Artigos

Prosamin+ recebe Prêmio InovaInfra 2026 por inovação em engenharia e infraestrutura

O Prosamin+ foi anunciado como um dos vencedores do 7º Prêmio InovaInfra 2026, premiação...

Saullo Vianna anuncia filiação ao MDB e antecipa retorno à Câmara de olho em 2026

O deputado federal Saullo Vianna confirmou, em entrevista à TV A Crítica, que irá...

Arthur Neto se filia ao MDB e declara apoio a Omar Aziz para 2026

Arthur Neto se filia ao MDB nesta quarta-feira (4), em evento realizado na sede...

Vacina contra influenza é ampliada para toda a população em Manaus

A vacina contra influenza passa a ser ofertada para toda a população de Manaus...

Mais artigos como este

Prosamin+ recebe Prêmio InovaInfra 2026 por inovação em engenharia e infraestrutura

O Prosamin+ foi anunciado como um dos vencedores do 7º Prêmio InovaInfra 2026, premiação...

Saullo Vianna anuncia filiação ao MDB e antecipa retorno à Câmara de olho em 2026

O deputado federal Saullo Vianna confirmou, em entrevista à TV A Crítica, que irá...

Arthur Neto se filia ao MDB e declara apoio a Omar Aziz para 2026

Arthur Neto se filia ao MDB nesta quarta-feira (4), em evento realizado na sede...