A Honda anunciou, nesta sexta-feira (26), que irá parar a produção de carros no Brasil a partir do dia 30 de março, nas fábricas de Sumaré e Itirapina, ambas no interior de São Paulo.
Segundo a empresa, a decisão foi tomada por causa do avanço da covid-19 no país.
Em nota, a Honda diz que pretende contribuir para a redução na circulação de pessoas. A empresa também afirma que levou em conta os impactos do coronavírus em toda a cadeia produtiva. As atividades devem ser retomadas no dia 12 de abril.
De acordo com a Honda, os trabalhadores das duas fábricas deverão compensar as horas referentes aos dias em que vão ficar sem produzir. O formato ainda está sendo discutido com o sindicato da categoria.
A montadora também afirma que está empenhada não só em preservar a saúde dos colaboradores, mas também em reduzir inconvenientes ao consumidor.
Honda na ZFM
Na nota desta sexta, no entanto, a empresa não apresentou qualquer sinal de que possa fechar de novo a fábrica de motocicletas no Norte do país.
Em janeiro deste ano, por causa da crise na saúde enfrentada pela capital amazonense, a montadora japonesa também interrompeu as atividades.
A Honda produz motocicletas no país, na Zona Franca de Manaus.
Leia mais:
Polo industrial da ZFM fatura em 2020 mais que ano anterior
‘Precisamos atrair mais investimentos’, diz David Almeida sobre ZFM
Alíquota de IPI para concentrados da ZF, é fixada em 8%