sábado, junho 21, 2025
More
    HomePoderGoverno recua nas bicicletas, mas reduz imposto dos eletroeletrônicos

    Governo recua nas bicicletas, mas reduz imposto dos eletroeletrônicos

    Publicado em

    No mesmo dia em que a Câmara de Comércio Exterior (Camex) ajustou o Imposto de Importação das bicicletas, dando um fôlego à competitividade da Zona Franca de Manaus, o ministro Paulo Guedes anunciou que vai reduzir em 10% o mesmo imposto dos eletroeletrônicos (celulares, computadores), das máquinas e equipamentos.

    A nova resolução do Ministério da Economia está prevista para ser publicada nesta quinta-feira, dia 18, no Diário Oficial da União.

    O anúncio foi feito à noite desta quarta-feira, dia 17, pelo vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PL-AM), na sessão do Congresso Nacional.

    Marcelo Ramos foi à tribuna agradecer o ministro da Economia, Paulo Guedes, por ter baixado o Imposto de Importação (II) das bicicletas – de 35% para 31,5% – após intervenção da bancada amazonense.

    Ao mesmo tempo em que agradeceu pelo gesto, o parlamentar amazonense criticou o que chamou de “surpreendente e imprevisível” decisão da Camex de reduzir, em 10%, o imposto dos produtos eletroeletrônicos, máquinas e equipamentos.

    Exportador de tributos e de empregos

    “O Ministério da Economia decide unilateralmente e sem nenhuma previsibilidade reduzir imposto de importação de eletroeletrônicos, máquinas e equipamentos. Querem fazer do Brasil um país exportador de tributos e de empregos”, disse Ramos.

    De acordo com o parlamentar, o Brasil tributa a nossa exportação e reduz a tributação sobre a importação.

    Com isso, o país se torna um exportador de empregos ao inviabilizar a indústria nacional e transfere o emprego dos brasileiros para a China no momento em que se tem 14 milhões de desempregados.

    “Portanto, essa medida é equivocada porque a política de desoneração da Camex não previsibilidade e não tem diálogo com os setores impactados por ela”, acrescentou Marcelo Ramos.

    Reunião com entidades

    O vice-presidente da Câmara informou que o governo deverá reunir, na próxima sexta-feira, dia 19, as entidades representativas dos setores atingidos pela nova medida, como a Abinee, Eletros, Abimaq e outras.

    “Faço um apelo ao ministro Paulo Guedes para que espere a reunião de sexta-feira, com os setores impactados, para ouvir suas demandas e reivindicações. E, somente após essa conversa, tome uma decisão mais madura, dialogada, levando em consideração os interesses nacionais e dos empregos dos brasileiros”, discursou Marcelo Ramos da tribuna.

    Empresários preocupados

    O presidente da Eletros, José Jorge Júnior, aguarda a publicação da medida do governo para avaliar os impactos no setor, mas diz que vê o anúncio da redução de 10% do imposto de importação dos eletroeletrônicos com muita preocupação.

    “Com o custo Brasil elevado que a gente tem, ter uma redução de impostos de importação, de forma inusitada, é algo nos deixou muito preocupados principalmente com o recado do governo de que vão ocorrer outras reduções para todos os produtos”, ponderou Jorge Júnior.

    Segundo o presidente da Eletros, no Amazonas serão atingidos produtos como máquina de lavar de roupa e as de alta pressão (a jato) e ainda ar-condicionado industrial.

    “Ninguém é contra a abertura comercial nem a sua ampliação, mas não se pode fomentar apenas a importação. Nós queremos exportar também e para isso é preciso dar condições à indústria nacional”, declarou José Jorge Júnior.

    Leia mais:
    Senadores apresentam projeto para sustar decreto de imposto de bicicletas
    Políticos reagem a redução de alíquota de importação de bicicletas
    Produção de bicicletas no Polo Industrial de Manaus sobe 4,9% em outubro

    Mais informações.

    Últimos Artigos

    Sejusc promove Circuito do Orgulho LGBTQIAPN+

    Trio elétrico fará percurso da avenida Amazonas para a Praça Digital Neste ano, a população...

    Parintins: Inscrições abertas para o Curso de Defesa Pessoal Feminina

    250 novas vagas estão disponíveis para mulheres a partir de 13 anos de idade O...

    Novo porto da Manaus Moderna será construído com apoio do governo federal

    Prefeito David Almeida anuncia obra que promete transformar infraestrutura portuária da capital O prefeito de...

    Amazonas Meu Lar impulsiona construção civil e geração de empregos

    Manaus lidera lançamentos imobiliários na região Norte no primeiro quadrimestre do ano O programa Amazonas...

    Mais artigos como este

    Sejusc promove Circuito do Orgulho LGBTQIAPN+

    Trio elétrico fará percurso da avenida Amazonas para a Praça Digital Neste ano, a população...

    Parintins: Inscrições abertas para o Curso de Defesa Pessoal Feminina

    250 novas vagas estão disponíveis para mulheres a partir de 13 anos de idade O...

    Novo porto da Manaus Moderna será construído com apoio do governo federal

    Prefeito David Almeida anuncia obra que promete transformar infraestrutura portuária da capital O prefeito de...