HomeSociedadeGoverno do AM anuncia construção de 160 unidades habitacionais

Governo do AM anuncia construção de 160 unidades habitacionais

Publicado em

O Governo do Amazonas confirmou a construção de dois conjuntos habitacionais na zona sul de Manaus, que juntos somam 160 apartamentos. Os residenciais fazem parte do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) e serão erguidos em terrenos remanescentes da Ligação Viária Silves a Maués, obra que urbaniza o trecho do Igarapé do Quarenta.

Localização e impacto da obra

Os conjuntos habitacionais serão distribuídos em duas áreas: a margem direita da nova via abrigará 96 apartamentos, enquanto na margem esquerda serão construídos 64. A obra, conduzida pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), será entregue em fevereiro e faz parte de um esforço mais amplo para promover mobilidade urbana e requalificação social na região.

“Essa ligação viária é um marco para a mobilidade urbana de Manaus, mas o maior benefício é o social. Já reassentamos 1,3 mil famílias de áreas insalubres para moradias seguras, e agora estamos avançando com mais 160 unidades habitacionais para atender comunidades como Sharp e Manaus 2000”, destacou Marcellus Campêlo, secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb).

Infraestrutura completa e saneamento básico

Além dos novos residenciais, a urbanização do Igarapé do Quarenta inclui obras de saneamento básico, como a implantação de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), redes de coleta, drenagem pluvial, macro e microdrenagem. O projeto também contempla a pavimentação da via, calçadas, passeios públicos acessíveis, paisagismo e pontos de ônibus.

Essas intervenções visam não apenas melhorar a qualidade de vida dos moradores reassentados, mas também revitalizar a área, transformando-a em um espaço urbano planejado e sustentável.

Equipamentos públicos e espaços de convivência

Além das moradias, a região ganhará oito praças equipadas com mesas de jogos, academias ao ar livre e playgrounds, além de uma quadra poliesportiva e o novo “Chapéu de Zinco”, espaço social tradicional da comunidade Betânia.

Segundo o governo, essas estruturas fazem parte do compromisso de criar um ambiente urbano que favoreça a integração social e a qualidade de vida dos moradores.

Recuperação urbanística em números

O projeto de requalificação da área envolve:

  • 110 mil metros quadrados de recuperação urbanística;
  • Mais de 3 quilômetros de vias pavimentadas;
  • Ampliação do acesso ao saneamento básico para famílias reassentadas e comunidades próximas.

Programa Amazonas Meu Lar

As unidades habitacionais fazem parte do Programa Amazonas Meu Lar, que integra soluções de moradia do Prosamin+. O governador Wilson Lima reafirmou o compromisso do Estado com a entrega de projetos que aliam infraestrutura, inclusão social e sustentabilidade.

“Essa iniciativa reflete a determinação do governo em transformar áreas vulneráveis em locais habitáveis e seguros, com serviços básicos e espaços públicos que atendam as necessidades da população”, reforçou Campêlo.

Perspectivas para o futuro

Com a entrega prevista para fevereiro, os novos residenciais são um passo significativo para a recuperação do Centro de Manaus e a promoção de condições dignas de habitação. Além de resolver problemas históricos, como alagamentos e insalubridade, o projeto representa um avanço na urbanização e valorização social da região.

Últimos Artigos

Prosamin+ recebe Prêmio InovaInfra 2026 por inovação em engenharia e infraestrutura

O Prosamin+ foi anunciado como um dos vencedores do 7º Prêmio InovaInfra 2026, premiação...

Saullo Vianna anuncia filiação ao MDB e antecipa retorno à Câmara de olho em 2026

O deputado federal Saullo Vianna confirmou, em entrevista à TV A Crítica, que irá...

Arthur Neto se filia ao MDB e declara apoio a Omar Aziz para 2026

Arthur Neto se filia ao MDB nesta quarta-feira (4), em evento realizado na sede...

Vacina contra influenza é ampliada para toda a população em Manaus

A vacina contra influenza passa a ser ofertada para toda a população de Manaus...

Mais artigos como este

Prosamin+ recebe Prêmio InovaInfra 2026 por inovação em engenharia e infraestrutura

O Prosamin+ foi anunciado como um dos vencedores do 7º Prêmio InovaInfra 2026, premiação...

Saullo Vianna anuncia filiação ao MDB e antecipa retorno à Câmara de olho em 2026

O deputado federal Saullo Vianna confirmou, em entrevista à TV A Crítica, que irá...

Arthur Neto se filia ao MDB e declara apoio a Omar Aziz para 2026

Arthur Neto se filia ao MDB nesta quarta-feira (4), em evento realizado na sede...