HomePoderGoverno diz que infecções começam a se estabilizar no Amazonas

Governo diz que infecções começam a se estabilizar no Amazonas

Publicado em

Nesta sexta-feira (5) o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC) vai anunciar se o decreto com restrições será prorrogado e se terá novas medidas de enfrentamento à Covid-19. A afirmação ocorreu no fim da manhã desta quinta-feira (4), no início de uma transmissão ao vivo sobre as ações de enfrentamento ao coronavírus no Estado.

Segundo o governador, o anúncio sobre novas medidas ou não deve ocorrer após reunião com o grupo gestor de enfrentamento ao coronavírus na tarde de amanhã. Contudo, o governador chamou atenção para a estabilidade dos casos de infecção devido as medidas do decreto.

Wilson afirmou que os números e o cenário da doença mostram que as medidas restritivas são o caminho para frear o avanço do vírus no Estado. “Não baixou como a gente esperava, mas já encontramos a estabilidade.”

Durante a apresentação, o diretor-presidente em exercício da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Cristiano Fernandes, afirmou que, segundo análise de dados, nos últimos 14 dias, o Amazonas apresenta situação de estabilidade e redução de casos. O Amazonas é o 5º no Brasil na taxa de transmissibilidade e tem a maior taxa de letalidade do país.

Nesse período, segundo Fernandes, a média móvel de mortes reduziu 29%, sendo 27% na capital e 3% no interior do Amazonas.

Em janeiro, segundo o diretor, foram 2.839 mortes por Covid, que superou o total de mortes no mês de maio do ano passado. Das mortes ocorridas em janeiro deste ano, 523 são de pessoas do interior do Estado.

Vacinas e leitos 

O governador Wilson Lima anunciou que neste fim de semana mais 100 mil doses de vacina contra a Covid-19 devem chegar ao Amazonas. Segundo ele, essa doses serão suficiente para vacinar todos os profissionais da capital e do interior, da rede pública e privada, e também todos os idosos acima de 70 anos.

Lima também anunciou que neste fim de semana estará abrindo mais 300 leitos de Covid, sendo 100 de Unidade de Terapia Intensiva.

Leia mais:
Butantan recebe hoje insumos para 8,6 milhões de doses de vacina
Wilson Lima defende diálogo com a Aleam em favor da população
Ministério pede que população doe sangue antes de tomar vacina

*Com informações do Portal O Poder

Últimos Artigos

Governo do Amazonas envia Base Arpão 1 para o município de Jutaí

O fortalecimento da segurança pública nas calhas dos rios amazonenses ganhou um novo capítulo...

Justiça autoriza e Bolsonaro deixa hospital para cumprir prisão domiciliar

O ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu alta na manhã desta sexta-feira (27) e já deixou...

STF proíbe que iniciativa privada assuma concessão florestal em áreas protegidas

O Supremo Tribunal Federal (STF) consolidou uma importante interpretação jurídica que impede a concessão...

Remédios para Alzheimer e Parkinson têm redução nas tarifas de importação

Em uma movimentação estratégica para o mercado interno, o Governo Federal anunciou a desoneração...

Mais artigos como este

Governo do Amazonas envia Base Arpão 1 para o município de Jutaí

O fortalecimento da segurança pública nas calhas dos rios amazonenses ganhou um novo capítulo...

Justiça autoriza e Bolsonaro deixa hospital para cumprir prisão domiciliar

O ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu alta na manhã desta sexta-feira (27) e já deixou...

STF proíbe que iniciativa privada assuma concessão florestal em áreas protegidas

O Supremo Tribunal Federal (STF) consolidou uma importante interpretação jurídica que impede a concessão...