Governo anuncia abono do Fundeb para todos os servidores da Educação
Na tarde desta terça-feira (15), o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), anunciou os valores do abono do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para 26,7 mil servidores da educação do estado.
Pela primeira vez na história, segundo o Governo, os servidores técnicos e administrativos também serão contemplados com o abono do Fundeb, pago inclusive a professores e pedagogos. “Nós vamos terminar o ano de 2020 de forma histórica. Para professores e demais servidores. Desde o diretor, até a merendeira”, garantiu Wilson Lima.
O chefe do Executivo estadual anunciou o pagamento de R$ 4 mil reais (por cadeira) aos professores. “Esse é um dia histórico. O que nós estamos anunciando, nenhum estado brasileiro anunciou. Enquanto a maioria dos estados está tendo dificuldades financeiras, o estado do Amazonas está pagando em dia os seus servidores. Apesar de muitos fazerem críticas, nós conseguimos fazer entregas”, declarou.
O secretário de Estado de Saúde, Luiz Fabian, mencionou as conquistas da área no ano de 2020 e agradeceu ao governador pela oportunidade estar à frente da Seduc. “Obrigado pelo presente que o senhor me deu de dirigir a Seduc. Muito obrigado por colocar a Educação como prioridade”, ressaltou.
A deputada estadual Joana Darc (PL), líder do Governo na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), parabenizou os profissionais da educação pela conquista e reconheceu o mérito dos servidores em receber o benefício. “Hoje é um dia marcado no estado do Amazonas. E ninguém poderá tirar de nós. Não seria possível fazer isso se não tivéssemos planejamento, gestão e disposição do governador de fazer”, disse.
Leia mais:
Regulamentação do Novo Fundeb pode ser votada nesta semana
David Almeida se une a Wilson Lima para ações na saúde
Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta