quinta-feira, novembro 21, 2024
More
    HomeCoronavírusFiocruz põe AM em alerta com aumento na ocupação de leitos de...

    Fiocruz põe AM em alerta com aumento na ocupação de leitos de UTI

    Publicado em

    O Amazonas entrou na zona de alerta crítico com o aumento na ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos no SUS (Sistema Único de Saúde), e se une ao Distrito Federal e sete estados com índice igual ou superior a 80%. A informação consta em Nota Técnica divulgada nessa quinta-feira (3) pelo Observatório Covid-19 Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). Entre as 25 capitais com taxas divulgadas, 13 estão na zona de alerta crítico, incluindo Manaus.

    Houve aumentos nas taxas do Amazonas (75% para 80%), Piauí (82% para 87%), Paraíba (28% para 41%), Pernambuco (81% para 88%), Alagoas (53% para 69%), Bahia (67% para 74%), Minas Gerais (28% para 37%), São Paulo (66% para 72%), Paraná (61% para 72%), Santa Catarina (53% para 76%), Mato Grosso do Sul (80% para 103%), Mato Grosso (78% para 86%) e Goiás (82% para 91%).

    Percentuais de intenações por Covid-19 em UTIs (Fonte: Fiocruz)

    Entre as 25 capitais com taxas divulgadas, 13 estão na zona de alerta crítico: Manaus (80%), Macapá (82%), Teresina (83%), Fortaleza (80%), Natal (percentual estimado de 89%), Maceió (81%), Belo Horizonte (86%), Vitória (80%), Rio de Janeiro (95%), Campo Grande (109%), Cuiabá (92%), Goiânia (91%) e Brasília (97%).

    Nove estão na zona de alerta intermediário: Porto Velho (77%), Rio Branco (70%), Palmas (72%), São Luís (64%), Recife (77%, considerando somente leitos públicos municipais), Salvador (68%), São Paulo (75%), Curitiba (71%) e Florianópolis (68%). Boa Vista (52%), João Pessoa (58%) e Porto Alegre (55%) estão fora da zona de alerta.

    De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, entre os casos confirmados de Covid-19 no Amazonas há 419 pacientes internados em Manaus, sendo 288 em leitos clínicos (50 na rede privada e 238 na rede pública), 126 em UTI (37 na rede privada e 89 na rede pública) e 5 estão em sala vermelha.

    A situação vacinal dos pacientes internados com a Covid-19 aponta que, dos 419 pacientes internados, 174 não foram vacinados, 125 têm esquema vacinal incompleto e 115 têm esquema vacinal completo.

    De acordo com a pasta há outros 133 pacientes internados com Covid-19 na rede pública de saúde do interior do estado. São 12 em UCI (Unidade de Cuidados Intensivos) e 121 em leitos clínicos.

    A nota técnica da Fiocruz mostra que houve incremento gradativo de leitos de UTI Covid-19. No caso do Amazonas, entre os dias 24 e 31 de janeiro, passou de 86 para 109. A Fiocruz avalia que o cenário de hoje não é o mesmo do registrado na fase mais crítica da pandemia, entre março e junho de 2021, de modo que, mesmo com os acréscimos de leitos nas últimas semanas, ainda é bem menor a disponibilidade de leitos.

    Apesar disso, a nota técnica informa que dados do Amazonas, Rio Grande do Norte e da cidade do Rio de Janeiro mostram que uma parcela dos leitos são ocupados por pacientes pós-Covid e com outras síndromes respiratórias agudas ou mesmos diagnósticos principais tendo a Covid-19 como diagnóstico secundário.

    “Esse aspecto possivelmente é comum a outros locais e permite especulações sobre o uso de parte dos leitos não estritamente por demandas originadas por quadros graves de Covid-19”, diz a nota.

    Mesmo assim, destaca a Fiocruz na nota, o crescimento nas taxas de ocupação de leitos de UTI SRAG/Covid-19 no SUS é preocupante, “principalmente frente às baixas coberturas vacinais em diversas áreas do país, onde são mais precários os recursos assistenciais, especialmente os de alta complexidade”.

    A Fiocruz pontua que a alta transmissibilidade da Ômicron pode levar a altos números de internações na UTI, mesmo com uma probabilidade mais baixa de ocorrência de casos graves. Os pesquisadores alertam que uma proporção considerável da população que não recebeu a dose de reforço, e a população não vacinada, são mais suscetíveis a formas mais graves da infecção com a variante.

    Diante desse cenário, a Nota Técnica reforça como fundamental a necessidade de avançar com a imunização, incluindo a exigência do passaporte vacinal. Os pesquisadores também sugerem a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais públicos, campanhas para orientar à população e o autoisolamento ao apresentar sintomas, evitando a transmissão.

    Leia mais:
    Prefeitura de Manaus divulga 56 pontos de vacinação contra a Covid-19
    Infectologista tira as principais dúvidas sobre vacinação em crianças
    Entenda como vai funcionar vacinação de crianças contra Covid-19

    Mais informações.

    Últimos Artigos

    Bolsa Família: MDS alerta sobre fake news de pagamentos

    O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) divulgou...

    Detran alerta sobre golpes envolvendo mensagens de texto

    Cuidado com mensagens falsas sobre suspensão ou cassação da CNH Unidades do Departamento Estadual de...

    Governo suspende publicidade de Bets para crianças e adolescentes

    A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública,...

    Explicando: Plano de execução de Lula e Alckmin

    A Polícia Federal (PF) deflagrou na última terça (19), uma operação que revelou uma...

    Mais artigos como este

    Bolsa Família: MDS alerta sobre fake news de pagamentos

    O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) divulgou...

    Detran alerta sobre golpes envolvendo mensagens de texto

    Cuidado com mensagens falsas sobre suspensão ou cassação da CNH Unidades do Departamento Estadual de...

    Governo suspende publicidade de Bets para crianças e adolescentes

    A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública,...