quinta-feira, fevereiro 5, 2026
More
    HomeSaúdeFiocruz desenvolve aparelho nacional para tratamento do ar em UTIs

    Fiocruz desenvolve aparelho nacional para tratamento do ar em UTIs

    Publicado em

    Com o objetivo de reduzir os riscos de infecção no ambiente hospitalar devido a pandemia da Covid-19, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) desenvolveu um aparelho totalmente nacional capaz de tratar o ar em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). O sistema emergencial foi desenvolvido em apenas 10 dias e se mostra como uma solução de baixo custo para redução da contaminação.

    A Fiocruz é um órgão vinculado ao Ministério da Saúde e se destaca na formação e na qualificação de recursos humanos para o Sistema Único de Saúde (SUS) e para a área de ciência e tecnologia no Brasil. Na Fundação Oswaldo Cruz são executados projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, que produzem conhecimento para o controle de doenças.

    O projeto foi liderado pelo engenheiro mecânico Bruno Perazzo. Na opinião dele, a ideia de produzir o aparelho surgiu para amenizar a crise sanitária causada pelo novo coronavírus. “O aparelho foi desenvolvido a partir de componentes básicos de fabricação nacional e produção em série e fornece ar tratado compatível para cada leito de UTI ou para cada 15 metros quadrados de Centro de Terapia Intensivo (CTI)”, explica o engenheiro.

    Ainda, segundo Bruno, o objetivo agora é viabilizar a produção do aparelho, buscando parcerias com empresas, para ajudar no desenvolvimento do protótipo. A coordenadora de Gestão Tecnológica da Fiocruz, Carla Maia Einsiedler, contou que dez empresas já manifestaram interesse em investir no projeto, firmando uma parceria capaz de garantir o fornecimento do aparelho para o Sistema Único de Saúde (SUS).

    A coordenadora ressalta, também que a parceria entre pesquisadores da fundação, universidades e empresas, vai ajudar a transformar essas invenções em produtos e serviços para a saúde pública brasileira.

    Leia mais:
    É preciso despolitizar luta contra covid, diz infectologista da Fiocruz
    Fiocruz: uso da cloroquina não altera taxa de letalidade
    Fiocruz: curva de internações por problemas respiratórios desacelera

    Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta

    Últimos Artigos

    UFAM divulga Primeira Chamada da Lista de Espera do PSC 2026

    A UFAM divulga Primeira Chamada da Lista de Espera do PSC 2026 para ingresso...

    TRE-AM inaugura nova Central de Atendimento ao Eleitor e amplia serviços em ano eleitoral

    O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) inaugurou, nesta segunda-feira (02/02), a nova Central...

    ANP impõe novas exigências para retomada de perfuração na Foz do Amazonas

    A ANP impõe condições para retomada de perfuração na Foz do Amazonas. A Agência...

    Dirigentes de Garantido e Caprichoso buscam apoio federal para o Festival de Parintins 2026

    O Festival de Parintins foi o tema central da reunião realizada nesta terça-feira (2...

    Mais artigos como este

    UFAM divulga Primeira Chamada da Lista de Espera do PSC 2026

    A UFAM divulga Primeira Chamada da Lista de Espera do PSC 2026 para ingresso...

    TRE-AM inaugura nova Central de Atendimento ao Eleitor e amplia serviços em ano eleitoral

    O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) inaugurou, nesta segunda-feira (02/02), a nova Central...

    ANP impõe novas exigências para retomada de perfuração na Foz do Amazonas

    A ANP impõe condições para retomada de perfuração na Foz do Amazonas. A Agência...