O trabalho visa proteger o pleito deste ano no Brasil
A Meta, empresa-mãe do Facebook e do Instagram, informou ter removido mais de 600 mil conteúdos de violência e discurso de ódio das duas redes sociais, relacionados às eleições no Brasil.
Um relatório com os dados foi divulgado chamado “Dando transparência ao trabalho da Meta para proteger a eleição brasileira de 2022”.
As postagens em questão foram derrubadas entre 16 de agosto e 2 de outubro, ou seja, desde o início da campanha eleitoral até o dia de votação do primeiro turno.
Cerca de 310 mil violavam políticas de incitação à violência — por exemplo, pedindo para os eleitores irem às urnas portando armas — e outras 290 mil se enquadravam como discurso de ódio — como ataques preconceituosos e xenofóbicos.
“Em 2 de outubro, antes mesmo do fim da apuração dos votos, detectamos mensagens que atacavam a população do Nordeste e removemos conteúdos que violam nossas regras”, ressaltou a empresa, se referindo à reação de certos eleitores, principalmente do presidente Jair Bolsonaro (PL), ao verem a liderança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em nove estados da região.
Também foram excluídos posts com desinformação (fake news) e interferência eleitoral — incluindo datas e horários incorretos de votação ou números errados de candidatos.
Leia mais:
Saiba mais sobre o “metaverso”, nova tecnologia lançada pelo Facebook
Eleições 2022: conheça as novas regras eleitorais
Explicando: voto impresso x urna eletrônica nas eleições