sexta-feira, novembro 22, 2024
More
    HomeCotidianoDragões do Império é a vencedora do Grupo A em Manaus

    Dragões do Império é a vencedora do Grupo A em Manaus

    Publicado em

    O Grêmio Recreativo Escola de Samba (GRES) Dragões do Império é a nova campeã do desfile das escolas do Grupo de Acesso A do Carnaval de Manaus 2023. Dessa forma, a escola se consagra para o Grupo Especial do carnaval do ano que vem.

    A apuração dos resultados ocorreu às 14h desta segunda-feira (20) no Bloco C do Sambódromo de Manaus, a escola ganhou o título com 286,6 pontos válidos.

    Para o presidente da escola, Carlos Silva, o sentimento é de alegria. Ele aproveitou o momento para dedicar o prêmio aos colaboradores e integrantes da Escola de Samba.

    “É muito bom voltar a ser especial. Eu dedico a vitória a toda minha diretoria e todo mundo que ajudou, ao Bosquinho Poeta, a minha esposa e todas as pessoas que se eu for citar nomes vai ficar difícil. Estamos trabalhando desde julho, viajamos duas vezes para São Paulo para comprar material. Foi um planejamento muito grande. É um sentimento de alegria. São Jorge está em festa”, destacou o presidente.

    O titular da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM), Marcos Apolo Muniz, que esteve presente na bancada de apuração, ressaltou que o retorno do Carnaval presencial possibilitou a valorização da cultura do Amazonas e geração de renda para o Estado.

    “É uma alergia ver o retorno do Carnaval de forma presencial. Esse grande espetáculo é certamente importante não só para as comunidades, mas também para a valorização da cultura do nosso Estado e acima de tudo pela possibilidade de geração de trabalho e renda para todo os profissionais que atuam na área”, declarou Muniz.

    Enredo

    Neste ano, a escola homenageou o empresário, escritor, poeta e compositor amazonense João Bosco Rocha, com o enredo ‘Bosquinho Poeta – A Estrela Poética de um Sonhador Hoje Reina na Dragões do Império’.

    Nascido em Manaus, Bosquinho é autor dos livros ‘Memórias Poéticas de Um Sonhador’ (2003, 2006), ‘O Testemunho das Estrelas’ (2015) e ‘Sentimentalidades da Alma’ (2021).

    Tem poemas publicados nas antologias ‘Poiesis’ Vol. 3 (2021), ‘Coletânea Imortais IV’ (2021), ‘O melhor poeta contemporâneo’ (2020) e ‘A imortalidade amazônica’ (2017).

    Em sua rede social, Bosquinho agradeceu e disse estar muito feliz com “essa homenagem e esse reconhecimento”.

    Grupo de Acesso B 

    O Grêmio Recreativo Escola de Samba (GRES) Unidos da Cidade Nova conquistou a vitória do desfile das escolas de samba do Grupo de Acesso B.

    Apesar das penalidades registradas por falta de componentes mínimos em algumas alas, a agremiação conquistou 267,7 pontos e se consagrou campeã do grupo de acesso B, fazendo com a escola se classifique para o Grupo de Acesso A do ano que vem.

    Para o vice-presidente da escola, Nestor Bendelack, a vitória é dedicada a todos os membros da agremiação que partiram devido a pandemia de Covid-19.

    “Estamos homenageando o Pai Antônio e a todos os irmãos que partiram nessa pandemia, perdemos muitos amigos e colegas. Estamos orgulhosos para levar para nossa escola mais um troféu”, descreveu o vice-presidente.

    A alegria dos integrantes da Escola ao receberem o troféu (Foto: Junio Matos)

    Pai Antônio, mais conhecido como Obá Tudessi de Xangô, um dos homenageados durante a apresentação da escola na avenida do Samba, não conteve as lágrimas ao segurar mais o troféu – a última vez que venceu levando o nome da escola foi há exatos 10 anos.

    “Em 2013 quando botei a Cidade Nova no ar foi uma grande responsabilidade e este ano foi um desafio novamente. A Cidade Nova está de parabéns. Mesmo debaixo de chuva, noites sem dormir. Quando se ama o que faz, nós conseguimos. A Cidade Nova é amor e paixão. É vermelho, azul e branca”, declarou o sambista homenageado.

     O desfile

    O Unidos da Cidade Nova foi a última escola a desfilar na avenida do Samba e enveredou pelos caminhos das religiões afro-brasileiras com o enredo “Cidade Nova é fogo e Justiça, Xangô no reino do Norte”.

    Xangô e sua corte foram apresentados em 10 alas, ao comando da bateria “Entre todos os reinos”, mais duas alegorias: “Xangô, o Rei Absoluto” e “Festa na Pedreira”.

    *Com informações do Jornal ACrítica

    Leia mais:
    Mocidade Independente de Aparecida é campeã em Manaus
    Bancos não funcionam no feriadão de Carnaval
    Carnaval: Prefeitura alerta banhistas para cuidados na Ponta Negra

    Últimos Artigos

    Bolsa Família: MDS alerta sobre fake news de pagamentos

    O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) divulgou...

    Detran alerta sobre golpes envolvendo mensagens de texto

    Cuidado com mensagens falsas sobre suspensão ou cassação da CNH Unidades do Departamento Estadual de...

    Governo suspende publicidade de Bets para crianças e adolescentes

    A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública,...

    Explicando: Plano de execução de Lula e Alckmin

    A Polícia Federal (PF) deflagrou na última terça (19), uma operação que revelou uma...

    Mais artigos como este

    Bolsa Família: MDS alerta sobre fake news de pagamentos

    O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) divulgou...

    Detran alerta sobre golpes envolvendo mensagens de texto

    Cuidado com mensagens falsas sobre suspensão ou cassação da CNH Unidades do Departamento Estadual de...

    Governo suspende publicidade de Bets para crianças e adolescentes

    A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública,...