A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) emite um alerta à população sobre o aumento de tentativas de golpes que exploram indevidamente os nomes de defensores públicos neste período do ano. A Defensoria reforça que todos os serviços prestados são totalmente gratuitos, em todas as etapas do atendimento.
Golpistas têm adotado métodos sofisticados para enganar as vítimas, usando o nome de defensores públicos e informações de processos judiciais. As fraudes frequentemente acontecem por meio de mensagens pelo WhatsApp, com o uso de fotos e dados de defensores públicos, além de detalhes como números de processos. Nessas mensagens, os criminosos solicitam transferências de dinheiro, geralmente via PIX, alegando a necessidade de pagamento para emissão de certidões ou andamento de ações judiciais.
A DPE-AM reitera que nenhuma cobrança é realizada pelos serviços prestados e orienta a população a verificar a autenticidade de qualquer solicitação antes de efetuar transações financeiras.
Em caso de dúvidas, os assistidos podem entrar em contato com a Defensoria por meio dos canais oficiais:
- Fale Conosco ou Disque 129: Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
- WhatsApp (92) 98559-1599: Atendimento para casos urgentes, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h.
Esses canais estão disponíveis no site oficial da Defensoria, na seção ‘Atendimento’. Para mais informações, acesse: https://atendimento.defensoria.am.def.br.
A DPE-AM reforça a importância de estar atento a mensagens suspeitas e evitar responder a conteúdos duvidosos ou realizar qualquer transação financeira sem antes verificar a veracidade. Caso receba qualquer tentativa de golpe, comunique imediatamente às autoridades policiais para que as medidas cabíveis sejam adotadas.